Frente fria ameaça produção do milho no Paraná

Frente fria ameaça produção do milho no Paraná / Pexels
0

Desde o último final de semana, o tempo no Paraná está mudando. A grande preocupação dos agricultores é o frio. O risco de geadas podem prejudicar a colheita do milho. Já não bastava o período de estiagem de março a maio, agora a preocupação é com o frio.

Publicidade

Em algumas localidades no Paraná foram registradas chuvas de granizo, que acarretou em prejuízos de até 30% para alguns produtores. Uma das cidades que foram mais afetadas foi Campo Mourão, onde a situação está tirando o sono de muitos agricultores da região.

Já não bastava a grande estiagem, frente fria e chuva de granizo. Agora os produtores enfrentam também às “cigarrinhas”. Relatos de produtores dão conta que foram necessárias 4 aplicações ou mais de inseticida para amenizar as perdas nesta safra.

Publicidade
Frente fria ameaça produção do milho no Paraná
Frente fria ameaça produção do milho no Paraná / Pexels

Chuva no Paraná

Logo após um período de grande estiagem no Paraná. A chuva chegou para ajudar os produtores. Porém, com a chuva também veio o granizo e frio. De certa forma, as lavouras precisavam da água. Por outro lado, algumas perdas podem ser sentidas com o granizo e frio.

Produção do milho no Paraná

Cerca de 20% da produção “prevista” do milho no Paraná já foi negociada com antecedência. Até aí tudo bem, o problema é que quando foram negociadas o preço estava em até 45 reais. Porém, com o aumento histórico no preço esse valor quase que dobro praticamente. Atualmente o mercado está negociando entre 85 a 90 reais no Paraná.

Continua depois da publicidade
Banner camara

Os chamados “contratos futuros” prejudicaram alguns produtores. Os quais venderam com antecedência algumas sacas de milho ou da soja para entregar na safra. A negociação feita lá atrás com o preço abaixo do atual deixaram alguns produtores sem boa parte da fatia, considerando o aumento significativo atual.

Leia também:

Publicidade

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.