SNM emite alerta de emergência hídrica para cinco estados

0

A principio, em estudos realizados pelo SNM (Sistema Nacional de Meteorologia) indicam menor volume de chuva no período de junho à setembro, na maior parte da região central do país. O alerta de Emergência hídrica é válido para os estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.

Alerta de emergência hídrica

Todos os estados citados na alerta de emergência estão presentes na região da bacia do Rio Paraná, e é válido ressaltar que nesta área concentra-se hidrelétricas e parte da produção agropecuária, com isso é preocupante e requer constante vigilância.

SNM emite alerta de emergência hídrica para cinco estados
SNM emite alerta de emergência hídrica para cinco estados / Pexels

SNM emite alerta de emergência hídrica para cinco estados

Segundo o jornal Estado S. Paulo é a primeira vez que o Sistema Nacional de Meteorologia emite um alerta, que podemos classificar como “dura” em mais de 100 anos.

Nos últimos anos temos presenciado em várias regiões do Brasil e do mundo mudanças no clima, como por exemplo no estado de Mato Grosso o pouco volume de chuva no mês de abril, que ocasionou atraso na colheita do soja e prejudicou o milho, com uma previsão de perda em até 20% segundo produtores rurais da região.

Mudança no clima

Não é de hoje que as mudanças no clima brasileiro preocupam especialistas e aciona um sinal de alerta. São inúmeros fatores que trazem mudanças, com isso o ambiente de estudo e tecnologias que possam acompanhar todas essas situações futuras estão em aceleração e desenvolvimento estrondoso.

Ainda sobre o alerta de emergência hídrica a previsão climática pressupõe que de junho a agosto de 2021 a inclinação seja a mesma, pouco volume de chuva na bacia do Rio Paraná. Os cincos estados deverão ficar em vigilância. É claro que pode haver variações, e se tiver torcemos para que sejam as melhores possíveis.

Leia também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.