Receita secreta do melhor substrato caseiro que você vai ver

Você irá se impressionar com estas dicas!

0

Hoje, 16 de abril, em Belo Horizonte, nós da Casa e Jardim, da Agrorural.net, vamos te ajudar em uma dica milagrosa: fazer substrato caseiro! Quantas vezes você quis uma receitinha prática, rápida e que poupasse o seu dinheiro, mas não sabia o que fazer? Bom, hoje o seu problema irá ser resolvido! A nossa receitinha irá agradar as suas plantinhas e o seu bolso!

Você verá, em dicas simples, mas práticas, como ter um solo mais rico, fértil e, tudo isso, com praticidade. Por isso, leia com atenção, anote todas as dicas e acompanhe o nosso Blog para não perder nenhuma novidade. Afinal, praticidade, economia e bons resultados você sempre encontrará por aqui! Bora lá saber mais?

Leia mais: Aprenda a como cultivar graviola com este método incrível

Substrato caseiro, como fazer?

Primeiramente, saiba que, apesar de englobar o adubo, o substrato é além disso. Sabe aquele conjunto de terra, adubo e outros itens que potencializam a sua plantinha? Bom, isto é o substrato! Ele é o aglomerado de matéria que você irá colocar no seu vaso e, assim, irá equilibrar o pH do solo, ajudará na reposição dos nutrientes, traz o aspecto de leveza e ajuda na retenção da água na medida certa. Assim, é justo que você saiba fazer um substrato caseiro, não é mesmo?

Receita secreta do melhor substrato caseiro que você vai ver
Receita secreta do melhor substrato caseiro que você vai ver / Pixabay

Tudo o que você precisa agora!

Nesse sentido, para começar, você deve reservar um pouco de areia, terra, húmus de minhoca e matéria orgânica feita a partir de compostagem. O bom desse substrato é que boa parte dos materiais você consegue de forma gratuita e, no caso do húmus, ele é super baratinho! Desse modo, depois de reunir estes itens, faça as seguintes proporções: para cada duas medidas de terra, você deve colocar metade de areia, um quarto de húmus e metade de compostagem feita a partir das sobras de alimentos. Após misturar isso, vamos para a segunda etapa.

A segunda parte consiste em, no fundo do vaso, colocar uma camada de argila expandida. Para ter um excelente substrato caseiro, você deve seguir todas os passos, pois a soma deles trará um belo resultado. Com isso, depois de uma camada de 5 cm de argila, coloque um pouco do seu substrato e adicione mais uma fina camada de argila. Agora, basta preencher o vaso com substrato e prontinho!

A argila tem a função de nutrir e auxiliar na drenagem de um jeito super eficiente. Já o substrato feito por você irá contribuir para um desenvolvimento pleno do seu cultivo. Viu só? Com apenas algumas dicas, mas que são certeiras, você consegue ter um belo substrato caseiro sem esforços e com economia!

Continue lendo: Como cultivar suculentas em vaso de bambu

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.