Quer aprender a como plantar cúrcuma? Siga este passo a passo

Veja como é o plantio desse delicioso tempero!

0

Hoje, 16 de abril, em Taubaté, nós da Casa e Jardim, da Agrorural.net, vamos te mostrar como plantar cúrcuma em casa sem dor de cabeça. portanto, saiba tudo sobre esse tempero deliciosamente saudável e aprenda a ter em casa sempre que quiser para diversos fins! Você vai se impressionar!

A cúrcuma, que também é conhecida como açafrão-da-terra em alguns lugares do país, é um condimento muito versátil, utilizado para diversos fins: seja na cozinha ou na medicina popular, essa raiz tem suma importância para a população do Brasil. Quer saber como plantá-la em casa? Veja nossas dicas abaixo!

Leia mais: Misturinha caseira para limpar ventilador sem desmontar

plantar cúrcuma
Saiba como plantar cúrcuma com esse passo a passo | Canva

Saiba como plantar cúrcuma com esse passo a passo

Por se tratar de uma raiz, o primeiro passo é conseguir uma raiz que contenha gemas. Você pode comprá-la em locais próprios, como floriculturas, ou através da internet. A partir disso, vem a escolha do vaso: indicamos um que tenha uma boca larga, visto que, como raiz, a cúrcuma precisa de bastante espaço para se espalhar, cerca de 50cm já servem bem. Contudo, é bom saber que que apenas uma raiz deve ocupar o espaço de um vaso.

Solo e adubação indicados

A princípio, o solo é o ponto central do plantio desse tubérculo: escolha algum que seja bem argiloso, mas drenável, com bastante matéria orgânica e fertilidade. Por exemplo, você pode misturar 3 partes de areia com 1 parte de esterco de boi ou semelhantes. Aliás, é bom manter a adubação depois de 30 dia do plantio da cúrcuma.

Quando posso irrigar?

Ademais, a rega pode ser diária, de forma que mantenha o solo sempre úmido. Entretanto, quando a planta estiver florescendo, é bom suspender a rega cerca de 15 antes da colheita do tubérculo, o que ocorre em cerca de 120 dias após o plantio.

Clima e iluminação

Por fim, para o plantio indica-se um local que seja iluminado por Sol direto e que tenha uma temperatura alta e estável, na casa de uns 20 ou 35ºC. Isso porque temperatura muito baixas podem influenciar negativamente o crescimento das raízes, que não se desenvolvem em ambientes frios. Uma dica para quem vive em locais mais frios é optar por uma estufa ou uma lâmpada apontada diretamente para aquecer o vaso, como na incubação de ovos. Viu como é fácil plantar cúrcuma? Agora você pode fazer em sua casa!

Leia mais: Aprenda a como fazer adubação simples em rosa do deserto

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.