Originária dos continentes Asiático e Africano, a gérbera é da mesma família das margaridas e, aliás, muito semelhantes a elas. Entretanto, suas variações de cores são maiores, podendo ser encontradas também com padrões de pétalas duplas. De forma geral, é uma flor muito visada para decoração de casamentos e festas.
Assim, se você quer aprender a cultivar a bela gérbera, veja hoje, 31 de março, desde Belo Horizonte, as dicas que nós, da Agro e Jardim, da Agrorural.net preparamos, com um guia completo sobre os cuidados com a planta. Portanto, continue conosco e confira!
Leia mais: Nunca foi tão fácil cultivar Aguapé com este simples guia
Saiba como cultivar a gérbera em seu jardim ou em vasos dentro de casa
Entre cores vibrantes e delicadas, há uma infinidade de opções de gérbera para você escolher plantar. Nesse sentido, as sementes da flor podem ser encontradas em floriculturas ou mesmo pela internet. Ademais, essa é uma planta que também pode ser cultivada dentro de casa, seguindo alguns cuidados básicos.
Assim, as gérberas podem trazer um ar de alegria e vida para qualquer ambiente. Ademais, elas ainda são muito queridas pelos amantes de flores, já que florescem o ano inteiro! Portanto, confira agora o passo a passo para cultivá-las em casa!
Instruções de cultivo das gérberas
Local e solo adequados
A gérbera é uma flor delicada, que precisa de sol sem excessos. Assim, caso cultivada em canteiros, o ideal é que fique próxima a outras plantas. Do mesmo modo, caso opte pelo cultivo em vasos, dentro de casa, coloque estes próximos a janelas com incidência indireta de luz solar.
Ademais, o solo para cultivo deve ser bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica.
Passo a passo para o plantio
O plantio da gérbera pode ser feito por estaquia, através de um ramo, porém, a forma mais simples e rápida de cultivo é através das sementes. Nesse caso, você deve inseri-las em buracos profundos no solo, de aproximadamente 30cm, pois as raízes dessa flor são bem longas.
Assim, o plantio em vasos requer que estes tenha um tamanho médio, de cerca de 30cm.
Por fim, faça uma irrigação suave, continuando a regar o solo durante 3 vezes na semana, com o cuidado para não encharcá-lo.
A gérbera é uma flor que se desenvolve bem rápido. Assim, dentro de 2 meses após o plantio, seu cultivo da planta já irá florescer.
Viu como é simples? Se você gostou dessas dicas, leia também: Como fazer com que minha orquídea floresça e cresça de forma rápida com essa…