Já pensou em fazer adubo orgânico com as coisas que tem em casa? A técnica, também chamada de compostagem, garante uma economia com recursos de plantio e reutilização de matéria orgânica. Além disso, você pode fazer tanto com comida quanto com simples folhas!
Hoje, 11 de junho, em Taubaté, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te mostrar duas formas de fazer esse tipo de adubo utilizando materiais que você normalmente descartaria. Portanto, continue nos acompanhando logo abaixo e não perca essas dicas de ouro para deixar suas plantinhas felizes!
Leia mais: Transforme a sacada do seu apartamento em um lindo jardim com essas dicas
Veja como fazer adubo orgânico facilmente em casa
Como dissemos anteriormente, há duas formas de fazer compostagem: através de alimentos e folhas. Entretanto, é bom esclarecer, antes de tudo, o que não se deve colocar na compostura: carnes, cascas de frutas cítricas e dejetos de animais (como fezes) devem ser evitados, pois causam contaminação. Dito isso, vamos ao passo a passo!
Utilizando restos de alimento
Primeiramente, você deverá separar aqui os restos de todos os alimentos que normalmente descartaria. Por exemplo, junte cascas de cenoura, batata, talos de cebolinha e salsinha, miolos de maçã e pera etc. Depois, encontre um recipiente grande que poderá utilizar para começar a compostagem, como uma bacia ou caixote de madeira.
O primeiro passo é cortar terra vegetal, pois você irá misturar a comida nela. Preencha metade do recipiente com a terra, faça um buraco no meio e já coloque os restos de alimento junto. Não mexa nem misture, apenas deposite. Por fim, cubra com serragem ou folhas secas, porque a comida vai começar a feder bastante com o passar do tempo.
A partir disso, regue sua composteira algumas vezes por semana, somente para manter a terra úmida. Quando passar umas duas semanas, revire tudo e misture bem o alimento com a terra. Dessa forma, seu adubo já vai estar pronto para uso.
Também pode utilizar folhas secas!
Por último, também dá para usar folhas secas, caso você não consiga juntar alimentos. O processo é basicamente o mesmo, então não há segredo: apenas pegue as folhas que estiverem bem sequinhas do chão, evitando as que ainda estão “vivas”. Faça todo o processo de rega e mistura e você poderá utilizar seu adubo orgânico tranquilamente em qualquer plantio. Viu como é fácil?
Leia mais: Saiba agora o momento ideal para colher pitaya com este guia exclusivo