Saiba agora o momento ideal para colher pitaya com este guia exclusivo

Veja quando colher e não perca mais suas frutas!

0

O momento para colher pitaya não é complicado de descobrir, mas deixar passar ou colher muito antes pode prejudicar seu fruto. Diferente de outras frutas, essa vem de um cacto, não de uma árvore comum. Então, será que isso implica em uma maneira diferente de colheita?

Hoje, 02 de junho, em Taubaté, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te contar quais os segredos para descobrir quanto a pitaya está boa para colher e outros cuidados com a fruta. Dessa forma, continue nos acompanhando abaixo e não perca essas dicas valiosas!

Leia mais: Aprenda como plantar baunilha de forma eficiente e simples

colher pitaya
Veja o melhor momento de colher pitaya | Canva

Veja o melhor momento de colher pitaya

A princípio, o melhor momento de colher uma fruta depende do que você planeja com ela. Por exemplo, se você quer vender, é bom colher uma fruta que ainda não amadureceu muito.

Do contrário, se pretende consumir, o ideal é colher quando ela já estiver bem madura no pé. Tendo isso em mente, fica mais fácil saber o momento certo para a coleta da pitaya.

No caso, o amadurecimento dessa fruta começa quando a casca vai mudando de cor, de verde para um rosa com pontas amareladas ou, se for de outra espécie, de verde para um tom de amarelo bem vibrante.

Ademais, se você perceber que sua fruta está se abrindo muito (se ela começa a abrir as asinhas) e mostrar uma coloração amarronzada, é sinal que ela está madura e você deve colher logo, ou pode acabar perdendo a colheita. Se estiverem coloridas ainda, é porque a fruta está verde.

Outros cuidados para tomar com seu pé de pitaya

Por fim, existem alguns cuidados que você pode tomar com sua pitaieira para que ela produza bastante. Por se tratar de um cacto, os cuidados são relativamente fáceis, mas é bom sempre frisar.

Primeiramente, garanta que a árvore receba luz do sol direta diariamente, pelo menos pó um período de 8 horas. As regas, por sua vez, podem ser mais espaçadas quando estiver sem frutos (uma vez por semana) ou menos, quando os frutos começam a crescer (duas vezes).

Por último, para colher pitaya você não precisa nem mesmo de ferramentas, basta segurar o fruto com uma mão e torcer em círculo que ela vai se soltar sozinha, sem machucar a árvore. Simples, não?

Leia mais: Aprenda a cultivar arruda e veja o porquê você precisa ter uma planta dessa em…

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.