Aprenda como plantar baunilha de forma eficiente e simples

Veja como é fácil!

0

Sim, tem como plantar baunilha de uma forma simples e descomplicada: você saberá tudo sobre o cultivo hoje! Muito utilizada para saborizar e até odorizar pratos doces, a baunilha, na verdade, não existe em um só tipo. Contudo, não são todas que podemos cultivar facilmente, por isso separamos esse guia.

Hoje, 26 de maio, em Taubaté, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, você vai ver como ocorre o cultivo dessa planta para tê-la em casa, caso queira. Portanto, se está curioso sobre como funciona o plantio da baunilha, continue nos acompanhando e não perca essas informações!

Leia mais: Saiba como plantar grama de milho para gatos: eles vão amar

plantar baunilha
Veja a melhor forma de plantar baunilha | Pixabay

Veja a melhor forma de plantar baunilha

Antes de mais nada, vale aqui uma curiosidade: a baunilha, na verdade, vem de uma orquídea trepadeira, que é oriunda do México. Incrível, não é mesmo? Por isso ela tem esse aspecto alongado, com frutos que contêm diversas sementinhas, também chamados de vagens. Aliás, essa espécie é a única que podemos consumir, não existe outra da família das orquídeas que possibilita isso.

Partindo para o cultivo, a versão mais comum de plantar é a Vanilla Planifolia, embora existam outros tipos. Contudo, no Brasil o cultivo é difícil. Possível, mas talvez não em larga escala. Dessa forma, se você pretende cultivá-la, provavelmente vai ser para consumo próprio. Para plantá-la, basta conseguir um galho que tenha, pelo menos, 40cm, para plantá-lo diretamente no solo. Contudo, lembre-se de tirar as folhas da base do galho antes disso.

Prepare o melhor solo possível

Assim como no cultivo das outras orquídeas, é bom que o solo da baunilheira seja bem drenado, fértil (portanto, com grande riqueza de matéria orgânica) e bastante leve. Para conseguir isso, garanta que haja uma boa adubação, com produtos próprios para orquídeas. Contudo, é bom garantir que o solo tenha uma camada generosa de material vegetal, como folhas secas.

Atente-se à iluminação e às regas

Por fim, regar é relativamente simples, pois você deve fazer isso diariamente para que o solo se mantenha sempre úmido. Aliás, a melhor época para plantar baunilha é na estação de chuvas, então fica a dica. Além disso, é bom que ela seja plantada em um lugar com sombra parcial, em uma temperatura que não ultrapasse os 21ºC: esse é o maior obstáculo para o cultivo da planta.

Leia mais: Aprenda a maneira certa de fazer a poda de pingo de ouro sem gastar nada, o seu jardim ficará…

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.