Como é feito o preparo do solo para o plantio do café

Veja como ocorre o cultivo desse grão!

0

Fazer corretamente o preparo do solo para o plantio do café é uma da coisa que implicam em um produto final de qualidade. Além do processo de cultivo, da colheita e da torra, o solo, juntamente com o nutrientes presentes nele, garantem um café de maior qualidade.

Hoje, 26 de maio, em Taubaté, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te mostrar qual a melhor forma de preparar um solo perfeito para cultivar esse fruto. Portanto, e não quer perder essas informações valiosas, continue conosco e fique expert no plantio do café!

Leia mais: Aprenda a como plantar alpiste da maneira certa

preparo do solo para o plantio do café
Veja como ocorre o preparo do solo para o plantio do café | Pixabay

Veja como ocorre o preparo do solo para o plantio do café

Em suma, o Brasil é, hoje em dia, o maior exportador e produtor de café do mundo todo. A partir dessa informação, é importante que continuemos mantendo nosso posto, não é mesmo? Para isso, não é à toa que surjam, diariamente, técnicas para melhorar cada vez mais os cuidados com as lavouras de café. Afinal, entregamos sempre do bom e do melhor para quem consome.

Aliás, quem investe também está aproveitando uma oportunidade de ouro, já que é um ótimo momento para apostar as fichas no café. Além do sucesso na venda dessa matéria-prima, ainda é relativamente simples de produzi-la por aqui, fora os bons valores que se pode conseguir com ela. Sem mais delongas, confira como ocorre o preparo do solo para o plantio de café da melhor maneira!

Escolhendo as melhores circunstâncias para o plantio

A princípio, existem dois tipos de café que cultivamos por aqui: o Arábica e o Robusta. Para cada um deles existem condições específicas de clima e temperatura, mas as configurações do solo são semelhantes. Por exemplo, é importante que a profundidade seja de, pelo menos, 1 metro, além de não ter pedras grandes ou ser muito arenoso.

Além disso, é importante que o solo seja bastante fértil e bem drenado. Aqui, uma dica é importante: o solo em questão não pode ter tido cultivo de café por, pelo menos, cinco anos. Isso porque isso pode favorecer o aparecimento de pragas, que podem acabar com a nova safra. Ademais, escolha um local que seja plano: evite terrenos íngremes, que vão dificultar a semeadura.

Por fim, uma última dica é garantir que um profissional capacitado ajude no preparo do solo para o plantio de café ao manejar herbicidas, que são indispensáveis para o cultivo. Se houver erosão no solo, conserte com o auxílio de um trator-esteira para nivelar o terreno e trate de arara a terra caso tenha havido algum outro cultivo por ali em um período menor que um ano, para remover possíveis ervas-daninhas.

Leia mais: Como preparar o solo para plantar melancia, veja o método simples e barato

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.