As rosas do deserto são suculentas bastante populares, mas não sem motivo: afinal, trata-se de plantas muito bonitas, com cores vibrantes, um caule de formato singular e, principalmente, por serem fáceis de cuidar. Atualmente, é difícil encontrar apaixonados por plantas que não são obcecados por elas, assim como nós!
Hoje, 06 de junho, em Taubaté, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te contar alguns segredos que podem ajudar no cultivo das suas plantas para que elas cresçam saudáveis e bonitas. Dessa forma, se você gosta de dicas exclusivas, continue nos acompanhando e não perca essas informações valiosas!
Leia mais: Como colher hortaliças corretamente com essas dicas
Principais cuidados com as rosas do deserto
A princípio, ela requer cuidados muito semelhantes aos que devemos tomar com qualquer outra suculenta:
- Deixar no sol direto por algumas horas durante o dia;
- Não exagerar na quantidade de regas, apenas realizando esse procedimento cerca de duas ou três vezes por semana;
- Ademais, é bom adubar sua planta mensalmente para garantir os nutrientes dos quais ela precisa;
- Podar também é uma boa ação para evitar que ela murche devido à falta de nutrientes.
Esses são os cuidados principais, mas ainda há alguns macetes para cuidar dessas plantas que poucas pessoas conhecem. Vamos lá?
Não se esqueça desses pequenos detalhes
Por fim, algumas dicas de ouro para o cuidado com suas rosas do deserto são em relação à manutenção (no caso do extermínio de pragas) e à produção de mudinhas, especialmente ao método de estaquia. Confira!
Dicas para proteger suas rosas do deserto de pragas
Primeiramente, é importante que você faça uma mistura de 1 litro de água para uma folha de babosa (sim, Aloe vera!) e bata tudo no liquidificador junto com um dente de alho. Essa misturinha, que você levará a um borrifador, servirá para manter pulgões e cochonilhas longe da sua planta.
Para utilizar, basta borrifar nas folhas (especialmente na parte debaixo delas), no caule e próximo à raiz. Por ser babosa, você também pode espirrar um pouco nas flores. Essa mistura vai formar uma película protetora que vai manter os insetos longe e, de quebra, dar nutrição à planta.
Dicas para enraizar melhor suas mudinhas
Por fim, uma dica para ajudar a fazer mudinhas é enraizar as estacas da melhor maneira, pois estaquia é o método mais simples de conseguir mudas. Primeiramente, remova um galho de, pelo menos, 15cm, que seja mais grosso, da planta mãe. Em seguida, remova todas as folhas da base, deixando apenas 3 ou 4 na ponta do galho.
A partir disso, você precisa colocar a estava em um lugar para enraizar e nada melhor que isso do que o abacate. Sim, basta espetar os galhos na fruta (cortada pela metade) e plantar tudo junto em um vaso com substrato e adubo orgânico. Faça isso e nos garantimos que suas rosas do deserto vão crescer bem rapidinho!
Leia mais: Aprenda a cultivar trevos-de-quatro-folhas com este guia