Como colher hortaliças corretamente com essas dicas

Evite perdas desnecessárias!

0

Você precisa colher hortaliças corretamente se quer evitar machucá-las ou perdê-las, sabia? Afinal, cada uma delas possui uma forma diferente de colheita, então é sempre bom consultar um passo a passo para não se perder. Dessa forma, você tira apenas a melhor parte dos alimentos!

Hoje, 28 de maio, em Taubaté, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te mostrar como realizar a colheita de algumas delas da melhor forma. Portanto, se está curioso para conferir o nosso conteúdo, continue nos acompanhando abaixo e não perca nada!

Leia mais: Anis-estrelado: saiba para que serve e quais são seus reais benefícios

colher hortaliças corretamente
Veja agora mesmo como colher hortaliças corretamente | Canva

Veja agora mesmo como colher hortaliças corretamente

Primeiramente, é importante lembrar que você só deve colher o que for consumir, uma vez que, quando fora da terra, os vegetais tendem a se deteriorar mais facilmente. Dessa forma, você já evita perdas nessa primeira etapa. Depois disso, é bom saber qual a hora certa de colher determinados alimentos para não passar do ponto ou se apressar demais.

Embora seja relativamente fácil para um bom conhecedor saber quando colher alface, por exemplo, nem todo mundo sabe a hora certa para tal. Dessa forma, algo que pode ajudar é colocar plaquinhas com avisos de quando você plantou aquela hortaliça para colher conforme o ciclo de crescimento dela. No geral, frutos devem ser colhidos quando maduros e verduras quando estiverem com folhas bem abertas.

Então, como fazer a colheita corretamente?

Em síntese, vai depender de cada vegetal. Contudo, existem algumas regras gerais para te ajudar nessa missão:

  • Os frutos, como o tomate, precisam da ajuda de uma tesoura ou estilete. Assim, corte na base, retirando o talinho, para evitar que o resto da planta murche;
  • Da mesma forma, utilize também uma tesoura ou estilete para remover talos de folhas, como salsinha, manjericão e hortelã;
  • Tubérculos, como a batata, e folhas com raízes, como a alface, precisam da ajuda de uma pazinha. Para isso, basta escavar em volta e remover o vegetal com as raízes intactas;
  • Por fim, dê prioridade para colher salsinha e alecrim com as mãos, cortando os talinhos e deixando 2cm de altura da raiz, para estimular o crescimento das folhas novamente no futuro.

Fazendo dessa forma, você evita que as plantas se machuquem e parem de produzir, pois muitas delas ainda podem se desenvolver novamente mesmo após a colheita. Então, agora você sabe como colher hortaliças corretamente!

Leia mais: Não faça essas três coisas com sua Zamioculca

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.