Anis-estrelado: saiba para que serve e quais são seus reais benefícios

Saiba mais sobre ele e consuma sempre que quiser!

0

Já ouviu falar do anis-estrelado e de seu uso na culinária? Além de ter um formato peculiar, que confere seu nome (pois tem o formato de uma estrelinha), o anis-estrelado ou estrela-de-anis é uma planta vietnamita que se popularizou rapidamente pelo Brasil. Aliás, além de tempero, ele ainda possui usos medicinais que você conferirá ainda hoje.

Hoje, 26 de maio, em Taubaté, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te contar tudo sobre essa planta curiosa que tem diversos poderes pouco famosos. Dessa forma, se você quer saber mais sobre ela, continue nos acompanhando e aprenda a utilizá-la no dia a dia!

Leia mais: Conheça como funciona o cultivo do trigo no Brasil

Anis-estrelado
Conheça o anis-estrelado e seus benefícios! | Pexels

Conheça o anis-estrelado e seus benefícios!

A princípio, o anis-estrelado é popularmente encontrado seco nos mercados, pois utiliza-se bastante essa especiaria para adocicar receitas. Contudo, não é somente para isso que ele serve. Afinal, ele também serve como planta medicinal, porque contém anetol, que reduz os gases do intestino. Ademais, confira alguns outros benefícios do anis!

  • Ótimo fungicida: em suma, o anetol também ajuda a acabar com fungos. Dessa forma, ele inibe o crescimento desses microorganismos antes que causem mal à saúde;
  • Bom para a imunidade: por ser um antioxidante, ele ajuda na manutenção da imunidade;
  • Tem propriedades antibacterianas: ademais, além dos fungos, também evita bactérias, como as que causam infecção de urina e de pele;
  • Previne gripe: além disso, é rico em xiquímico, que a indústria farmacêutica utiliza para combater o vírus da gripe;
  • Também age como repelente: por fim, o anis é um excelente repelente de insetos, sabia? Principalmente eu óleo essencial.

Agora que você conhece todos esses benefícios, fica difícil não querer usá-lo nas receitas, não é? Até porque o sabor é divino, pois é bastante docinho.

Como utilizar em receitas

Outrossim, você pode utilizar o anis-estrelado em receitas doces, tanto inteiro quanto moído. Para isso, basta colocar um pouco em caldas, como as de pudim, no arroz doce etc. Aliás, também dá para usar em pratos salgados: por exemplo, para temperar as carnes vermelhas.

Ademais, você também pode fazer chá, bastando apenas ferver um pouco das especiarias e deixar descansar por uns 10 min. Enfim, é uma especiaria muito versátil que não pode faltar na sua cozinha! E aí, gostou de saber mais sobre ele?

Leia mais: Veja como é fácil cultivar acelga em horta e ter verdura sempre que precisar, confira

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.