Como colher pimenta de maneira correta, sem perda

Veja como colher suas pimentinhas sem machucá-las

0

Sabia que se colher pimenta de um jeito “errado”, você pode acabar prejudicando todo seu pezinho e perdendo os frutos? Pensando nisso, nós resolvemos te orientar para que você pare de prejudicar sua plantinha. Afinal, cada uma delas tem necessidades próprias de plantio e na colheita não é diferente.

Hoje, 28 de maio, em Taubaté, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te mostrar o passo a passo certinho para colher os frutos da sua pimenteira sem prejudicá-la. Portanto, se você quer aprender a melhor maneira, continue nos acompanhando e não perca nosso conteúdo!

Leia mais: Como é feito o preparo do solo para o plantio do café

colher pimenta
Veja a melhor forma de colher pimenta | Canva

Veja a melhor forma de colher pimenta

Diferente das plantas que necessitam de utensílios como tesouras, estiletes e até pás, as pimentas só precisam das suas mãos. Portanto, você deve remover os frutos cortando na base com os dedos, deixando uns 2cm de talo acima dos frutos. Dessa forma, você garante que elas vão durar mais, pois remover o talo faz com que elas murchem mais rapidamente.

Lembre-se de não utilizar facas e afins, pois isso pode causar contaminação dos fluidos de um talo para outro. As pimentas são muito sensíveis e podem ficar doentes facilmente. Por fim, na hora de colher, armazene os frutos coletados em um recipiente raso, mas largo: assim você evita que elas façam peso em cima das outras, mantendo a qualidade das pimentinhas, sem machucados que possam fazer com que apodreçam mais rápido.

Outras orientações sobre a colheita

Ademais, assim como há uma hora ideal para a rega de algumas plantas, há também um melhor horário para a colheita. Embora não seja uma regra, é algo que vai ajudar a sua plantinha a não se prejudicar muito com esse processo. Da mesma forma, evite colher as pimentas molhadas, pois isso pode causar apodrecimento e geração de fungos.

No caso das pimentas, esse horário é em horários menos quentes, como no finalzinho da tarde ou no comecinho do dia. Isso porque, quando está muito quente, colher esses frutos pode causar perda de água. Consequentemente, as pimentas vão murchar e se deteriorar mais rápido. Colhendo no horário certo, você garante que elas continuarão hidratadas. Agora você sabe como colher pimenta do jeito certo!

Leia mais: Aprenda a cultivar arruda e veja o porquê você precisa ter uma planta dessa em casa, confira

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.