3 passos práticos para o plantio de tomate de mesa

Veja como é simples!

0

O plantio de tomate de mesa não é complicado, assim como o de qualquer outro tomate. Atualmente, essa variação de tomate tem ficado cada vez mais popular devido ao seu uso para enfeitar pratos de alta culinária. Com um formato diferente dos outros tipos, ele chama atenção por isso e por sua cor, que pode ser um vermelho tradicional, mas também um amarelo-vivo.

Hoje, 01 de junho, em Taubaté, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vasos te mostrar como fazer o cultivo correto dessa variedade do fruto. Portanto, se você quer aprender a cultivá-lo em casa, para consumo próprio ou venda, continue conosco e veja todas as nossas dicas!

Leia mais: Aprenda a como cultivar flores da primavera de forma fácil

plantio de tomate de mesa
Veja como é o plantio de tomate de mesa | Canva

Veja como é o plantio de tomate de mesa

Antes de tudo, você precisa conseguir sementes ou mudinhas do tomate de mesa. Para o primeiro caso, basta conseguir um fruto, remover as sementes, higienizar e deixar secando na sombra por uns dois dias.

Depois, é bom colocar as sementes em um recipiente com água e deixar hidratar novamente de um dia para o outro. Esse processo demora mais, então você pode comprar uma mudinha em uma floricultura ou na internet, além de acelerar também o processo de crescimento.

Prepare o substrato corretamente

Primeiramente, o tomate necessita de um solo que seja capaz de reter uma boa quantidade de água e, ao mesmo tempo, ser leve para que os nutrientes cheguem às raízes. Ou seja, remexa bem o substrato (se for plantar em vaso) ou o solo para afofar bem. Ainda, remova pedras, torrões duros ou restos de outras plantas, se necessário, para não prejudicar o crescimento da planta.

Para plantar, basta dispor algumas sementes juntas (não mais de 4) para que elas cresçam. Não precisa plantar muito fundo, mas também não plante muito na superfície. Caso plante em vasos, coloque um grupo de sementes por vez, evitando superlotação.

Regas e iluminação são importantes

Por fim, o tomate de mesa, assim como os outros, necessita de regas diárias e abundantes, sendo ideal a irrigação no começo do dia. Além disso, garanta que ele vá ficar em um local de sol pleno, com bastante incidência de luz. Você pode borrifar água também nos frutos e folhas para ajudar na hidratação. Vou como é simples o plantio do tomate de mesa?

 

Leia mais: Confira como é feita a colheita de maracujá; confira em poucos minutos tudo o que…

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.