Hoje, 07 de abril, nós da Casa e Jardim, do Agrorural.net, vamos te ensinar a cultivar rosas com dicas certeiras que vão deixar seu jardim belíssimo! Dessa forma, não deixe de conferir o restante do artigo par ver, também, quais as variedades da flor.
Desde que o mundo é mundo, as rosas possuem uma simbologia própria atrelada a diversas divindades na cultura ocidental. Portanto, é comum associá-la ao misticismo, mas também à beleza, sensualidade e ternura. Ter roseiras em casa pode passar todas essas sensações, além de embelezar qualquer jardim de respeito. Dito isso, vamos às dicas!
Leia mais: Como cultivar brinco de princesa com essas dicas valiosas
Conheça as variedades de rosas: qual sua favorita?
A princípio, no Brasil existem aproximadamente seis tipos principais da flor que são bastante populares, embora, na natureza, elas sejam mais de 200 espécies. Nesse sentido, a primeira dica é escolher qual desses tipos você prefere ter em casa, para depois darmos início ao cultivo. São elas:
- Flores em miniatura, que ficam bem em vasos pequenos;
- Híbridas de chás, que recebem esse nome devido ao seu perfume;
- Arbustivas, que ficam bem cheias;
- Rasteiras, que enfeitam o solo;
- Trepadeiras, que adornam janelas e gazebos;
- Sempre-floridas, que estão sempre com botões.
Ademais, ainda há duas variedades da flor, as remontantes, que chegam a florescer diversas vezes por ano, e as não remontantes, que têm um período de floração menor. Contudo, o segredo para mantê-las sempre cheias está nos cuidados.
Veja como cultivar rosas com dicas de ouro
Embora sejam lindas e perfumadas, com espinhos que sugerem força, as rosas são flores bastante sensíveis. Dessa forma, o segredo principal para o sucesso da floração é a iluminação: deixe suas flores em locais que recebem luz plena, com cerca de 6 até 7 horas de Sol direto por dia.
Solo ideal
Primeiramente, você deve decidir se vai plantá-las em vasos ou no solo. Para o primeiro, é ideal que a mistura de terra seja de metade orgânica e metade de areia, pois essas plantas precisam de um solo drenável. Do contrário, plantá-la direto no solo demanda uma terra mais argilosa e fértil, já que a rega não precisa ser constante.
Tem clima certo para cultivar rosas?
O melhor clima para cultivar rosas é em um local quente, mas não abafado: elas precisam estar em contato com uma boa ventilação, já que, do contrário, podem contrair doenças facilmente, além de parasitas. Portanto, um local com incidência de Sol regular, entre 25 e 23ºC é o recomendado. Além disso, à noite é melhor que esteja em um lugar ventilado, de clima ameno. Evite deixá-las no frio, ok?
Dicas de rega
Por fim, em climas quentes, é bom regar as rosas sempre que o solo estiver seco. Para isso, você pode apalpá-lo com o dedo para sentir a umidade ou espetar um palito de churrasco: se ele sair limpo, é sinal de terra seca. No inverno, as regas devem ser mais espaçadas, cerca de apenas duas vezes por semana, porque o solo já fica mais úmido por si só.
Viu como é simples cultivar rosas? Conte para nós quais as suas favoritas!
Leia mais: Método simples e barato para fazer muda de mamão papaya, veja essas dicas exclusivas