Hoje, 15 de abril, em Taubaté, nós da Casa e Jardim, da Agrorural.net, vamos te mostrar como cultivar graviola em casa, de forma simples e rápida. Afinal, quem não gosta de ter frutas maduras e bem docinhas para degustar direto do pé, não é mesmo? Então confira nossas dicas e não perca nenhuma informação!
A graviola é uma fruta bastante popular no Norte e Nordeste do Brasil, mas que ganhou notoriedade com o passar do tempo em regiões como o Sul e Sudeste. Apesar disso, é uma fruta endêmica do Peru, com grande produção na Venezuela. Quer saber como cultivá-la? Então venha conosco!
Leia mais: Como cuidar da planta dinheiro em penca utilizando este guia
Veja as melhores dicas para cultivar graviola!
Ante de tudo, você plantar sua graviola a partir das sementes ou de mudinhas. Se escolher o método das sementes, basta conseguir uma fruta madura, retirar as sementes, higienizá-las e, antes de plantar, deixá-las de molho na água por 24 horas. Isso vai garantir que elas fiquem bem hidratadas, já que seu período de dormência é relativamente alto, ou seja, elas demoram um pouco para brotar.
Se escolher as mudinhas vai ser mais fácil, mas a dica aqui é procurar por elas em épocas de chuva, que é quando as mudas estão mais suscetíveis a vingar, além de que isso ajuda a diminuir a necessidade de irrigação. Ou seja, você resolve dois problemas com uma solução.
Solo ideal
A princípio, é uma planta que reage bem a diversos tipos de solo, mas, como todas, tem suas preferências: o melhor é oferecer a ela um solo profundo, de textura bem leve e que seja bem drenável. Isso, é claro, tendo em vista que ela está acostumada a climas mais quentes.
Quando devo regar?
Como o solo deve ser drenável, é de se imaginar que a graviola não gosta muito de exageros na hora da rega. Por isso, mantenha o solo úmido, mas sem investir demais em irrigação, pois isso pode causar apodrecimento das raízes, além de prejudicar diretamente os frutos.
Posso deixar pegar Sol?
Ademais, é uma planta muito acostumada a climas quentes, com alta incidência de luz solar. Portanto, se você deixá-la em um ambiente de pouca luz ou de sombra, pode ver que, independentemente do tempo que passar, ela não vai frutificar. Além disso, não é bom deixá-la em locais onde costuma fazer frio, gear ou mesmo receber muitos ventos fortes.
E a colheita?
Por fim, a hora de colher os frutos acontece cerca de seis meses depois da floração. Agora, como ela não muda de cor de forma expressiva como as outras frutas, para saber o período certo da maturação é bom ficar de olho em pequenos detalhes.
Primeiramente, a graviola vai passar por uma mudança de tons de verde: escuro significa que não está boa, enquanto verde claro significa que está madura. Para ter certeza, observe se as espículas estão quebrando com facilidade. Assim, você percebeu que cultivar graviola é mais fácil do que parece!
Leia mais: Como plantar uma Monstera Gigante no quarto: dica exclusiva