Hoje, 17 de abril, em Belo Horizonte, nós da Casa e Jardim, da Agrorural.net, vamos te ajudar a saber quais os tipos de orquídeas mais cultivados e como cuidar de cada um. Que a orquídea é a flor mais cultivada e que ela abrilhanta todos os locais por onde passa não é novidade. No entanto, você sabe as mais populares e como cuidar?
Bom, se você quer começar um cultivo e não sabe nada, continue lendo que nós iremos te ajudar. Veja como cuidar, as mais famosas e muito mais. Afinal, esta espécie tem uma variedade muito grande de cores, tipos e formatos inclusive. Portanto, não perca nenhum detalhe!
Leia mais: Confira essas ideias de jardim para pequenos espaços
Tipos de orquídeas mais cultivados e como cuidar, você sabe?
Em primeiro lugar, nós temos uma ótima notícia para você! Cuidar de orquídeas não tem segredo, o processo pode ser o mesmo para qualquer tipo, pode haver variações, mas a base é a mesma. Sendo assim, nós vamos te explicar o passo a passo e depois detalhar melhor as 3 mais cultivadas. Borá lá aprender mais sobre os tipos de orquídeas mais cultivados?
Como cuidar?
Veja sobre a iluminação
Nesse sentido, a iluminação deve ser moderada. Isso porque, se a orquídea receber Sol em grandes quantidades, suas folhas podem queimas. Contudo, se ela não receber luminosidade nenhuma, seu desenvolvimento pode ser prejudicado. Assim, opte pela famosa meia-sombra, essa não tem como dar errado!
E a rega?
Dessa forma, a rega deve ser feita com moderação também! Ela não é a maior fã de água, logo, uma vez por semana é um ótimo padrão de irrigação. Ademais, uma dica é colocar o dedo no substrato, se ele não grudar, está seco, então pode ser molhado novamente, combinado?
Tipos de orquídeas mais cultivados: como adubar do jeito certo
No caso do adubo, um fator muito importante, todos tipos de orquídeas mais cultivados seguem a mesma regra: sejam produtos orgânicos ou inorgânicos, o importante é que tenha um espaçamento de, pelo menos, 2 meses. Você pode fazer a compostagem em casa ou comprar o NPK. Todos serão ótimos!
Vaso
Desse modo, o vaso ideal para as suas orquídeas é o de barro. Eles drenam melhor a água e retém melhor a umidade. Assim, também observe se há os famosos furinhos para drenagem e se ele consegue comportar de forma confortável as raízes da sua plantinha.
Confira agora as 3 mais famosas
Phalaenopsis
Este é o gênero mais popular. São conhecidas também como orquídeas borboletas pelo formato e podem atingir cerca de 1 metro de altura. Com certeza você já deve ter visto esta, sabia?
Tipos de orquídeas mais cultivados: a Amabilis
Entretanto, esta é um dos tipos de orquídeas mais cultivados que possui porte médio, ou seja, uns 50 cm. Ademais, suas folhas possuem coloração verde e, na época do verão, merecem uma atenção maior no quesito substrato e rega.
Você conhece a Violacea?
Por fim, temos esta belezinha super conhecida também. Portanto, gostando de viver em árvores, ela também pode ser cultivada em vasos. Possui cor violeta e um famoso formato pontudo nas pétalas. Apesar do roxo ser a sua cor predominante, pode ser encontrada na cor azul e branca.
Mas e aí? Qual dos listados é o seu preferido dos tipos de orquídeas mais cultivados? Você sabia do passo a passo para o cuidado? Conte para nós nos comentários e não perca conteúdos exclusivos todos os dias em nosso Blog!
Continue lendo: Aprenda como fazer vaso auto irrigável com garrafa pet