Aprenda a como decorar seu jardim com pedras naturais

Veja dicas para ter um espaço incrível!

0

Hoje, 03 de maio, em Taubaté, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te mostrar como você pode decorar seu jardim com pedras naturais. Dessa forma, se você está pensando em dar um up no seu quintal e deixá-lo mais aconchegante e moderno, não perca nossas dicas abaixo.

Existem diferentes tipos de pedras naturais para diversos propósitos: seja deixar um ambiente mais sofisticado, mais rústico, mais provençal etc. O que vale é a criatividade e, para cada projeto, há um tipo ideal de pedra. Assim, confira abaixo nossas sugestões para que você possa decorar seu lar da melhor forma!

Leia mais: Aprenda como usar flores na decoração do seu jardim

decorar seu jardim com pedras naturais
Saiba como decorar seu jardim com pedras naturais! | Pexels

Saiba como decorar seu jardim com pedras naturais!

Primeiramente, muitas pessoas apostam em pedras naturais para substituir a grama em jardins. Além de serem bonitas e sofisticadas, as pedras ainda são resistentes. Diferente das gramas, elas podem ser pisoteadas sem que percam a beleza ou fiquem machucadas.

O primeiro passo para fazer um terreno bonito é remover os restos de plantas mortas, já que você precisará afofar a terra por baixo. Em seguida, já pode colocar as pedras, delimitando o espaço entre elas e a borda com madeira, pedras maiores ou tijolos, por exemplo. Além disso, também pode escolher plantas para compor o lugar, que vão dar um charme a mais.

Quais os melhores tipos de pedras?

Ademais, existem alguns tipos mais indicados para ocuparem espaços em jardins, dos quais falaremos mais adiante. Confira:

  • Pedras de rio: são bem baratas, por serem muito populares. Além disso, retém a umidade com facilidade, visto que vêm do rios. Quando secas, são cinza bem clarinhas, mas ficam mais escuras quando molhadas;
  • Seixos: dão um ar mais natural, mas são bem parecidas com as pedras de rio, embora sejam mais amarronzadas. Também são uma alternativa mais em conta;
  • Dolomita: muito comuns em caminhos de jardim por sua cor mais branquinha, que destaca o ambiente. Entretanto, é mais fácil encontrá-las à venda por kg;
  • Brita branca: destaca áreas mais específicas dos jardins, porque tem uma coloração branca muito bonita. Dessa forma, também são muito comuns;
  • Argila expandida: muito comuns em shoppings (você já deve ter visto em áreas externas ou em vasos de áreas internas), com cores marrons bem escuras. Também são muito sofisticadas.

Enfim, há ainda uma infinidade, como o granito e o mármore, por exemplo. Contudo, as que citamos acima são as mais comuns para quem quer dar um destaque no jardim sem gastar muito.

Posso colocá-las direto no solo?

Por fim, você pode, sim, colocar as pedras diretamente no solo. Entretanto, há um ponto importante aqui: é bom garantir a drenagem no solo, porque as pedras servem para substituir a grama. Além disso, elas precisam ficar bem firmes, para que não saiam do lugar com facilidade. Dessa forma, misture cerca de 30% de areia à terra onde você colocará as pedras por cima. Isso vai garantir retenção da umidade, além de melhor fixação.

E aí, gostou das dicas para decorar seu jardim com pedras naturais? Conte para nós!

Leia mais: Saiba qual nutriente faz sua planta crescer de forma rápida e saudável

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.