Saiba qual nutriente faz sua planta crescer de forma rápida e saudável

Veja como fazer suas plantas se desenverem melhor!

0

Hoje, 29 de abril, em Taubaté, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te falar qual nutriente faz sua planta crescer rápido e de forma saudável. Portanto, se você quer que suas plantinhas se desenvolvam da melhor maneira, continue nos acompanhando para saber tudo sobre o assunto!

Em suma, não é apenas um, mas um conjunto de nutrientes que fazem com que elas se desenvolvam bem. São chamados macro e micronutrientes, que ajudam as plantas no crescimento e fortificação. Nitrogênio, potássio e fósforo fazem parte dos macronutrientes, enquanto cloro, boro, zinco e manganês compõem os micro. Saiba mais abaixo!

Leia mais: Vantagens e desvantagens do drone na agropecuária: acompanhe a projeção da tecnologia para o futuro

qual nutriente faz sua planta crescer
Saiba mais sobre qual nutriente faz sua planta crescer | Canva

Saiba mais sobre qual nutriente faz sua planta crescer

Como dissemos anteriormente, alguns nutrientes são importantes para o crescimento das plantas. Embora os solos já contenham boa parte deles, facilitando o plantio, alguns ainda podem ser suplementados. Isso porque pode ser que algumas plantas exijam mais de alguns componentes do que outras, embora todas precisem de nutrientes. Veja alguns deles abaixo.

Nitrogênio e o adubo NPK

A princípio, o nitrogênio é um dos nutrientes essenciais para elas. Ele atua no desenvolvimento de raízes, ajudando no seu crescimento, bem como na fortificação dos caules e também das folhas. Mesmo que, quando estão crescendo, as plantinhas o armazenem em maior quantidade para usar ao longo da vida, ele ainda pode fazer falta se o solo não contiver muito.

Portanto, algumas plantas exigem a aplicação de alguns adubos especiais para suplementar nitrogênio, que é o caso do adubo NPK. Para saber quando usar, é bom pesquisar a fundo se a planta em questão necessita. Entretanto, ele é bem simples de aplicar e ajuda muito no desenvolvimento delas.

Cálcio é fácil de suplementar

Em seguida, temos o cálcio, que ajuda a fortificar a planta como um todo. Suplementá-lo é bem simples, na verdade: você pode fazer com cascas de ovos usados. Para isso, higienize bem as cascas (tirando qualquer resquício das claras) e deixe secar bem. Depois, triture tudo no liquidificador e jogue na terra. Conforme você for regando, as plantas irão absorver o cálcio: qualquer uma delas pode receber essa vitamina.

Que tal uma adubação com compostagem?

Por fim, um dos melhores adubos existentes é o de compostagem, natural, orgânico, ecológico e econômico. Para isso, você só precisará utilizar cascas de alimentos que iriam pra o lixo. Por exemplo, cascas de banana contém potássio, que são excelentes para nutrição. Portanto, se tiver interesse em utilizar esses componentes para nutrir suas plantinhas, considere começar uma composteira.

Agora você já sabe qual nutriente faz sua planta crescer! Gostou da informação?

Leia mais: Como plantar batata baroa: essa técnicas irão facilitar seu cultivo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.