Aprenda o método de criar minhocas e ter uma renda extra com a minhocultura, confira

Veja como é simples e rentável!

0

Hoje, 24 de abril, em Taubaté, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te mostrar como você pode começar a criar minhocas para uso próprio ou até mesmo para comercializá-las. Dessa forma, se você tem interesse na minhocultura, confira nossas dicas abaixo e inicie suas atividades!

A princípio, as minhocas possuem diversas utilidades na agricultura. Elas ajudam a melhorar o solo, tornando-o rico em matéria orgânica, além de servirem como isca de peixe, dentre outros fins. Portanto, se você quer aprender mais sobre essa prática, nos acompanhe abaixo!

Leia mais: Como fazer mudas de alho-poró em casa sem segredos, confira

criar minhocas
Veja como criar minhocas e lucrar com isso | Canva

Veja como criar minhocas em casa

A criação de minhocas, também chamada de minhocultura, é uma forma de promover a reciclagem de resíduos orgânicos de forma natural. Portanto, é um meio de promover uma alternativa que seja melhor tanto economicamente quanto ecologicamente para o descarte de alimentos. Nesse sentido, não é à toa que a prática também recebe o nome de vermicompostagem.

Começando seu minhocário

Antes de mais nada, é bom começar pelo local onde seus animais ficarão. São duas as alternativas aqui: utilizar um recipiente grande ou mandar confeccionar um de madeira ou alvenaria. Ademais, é bom que ele fique longe da chuva nem em contato direto com o Sol.

Além disso, deve ficar em uma área plana, com uma leve inclinação para que a água não e acumule no fundo. O que pode ajudar é a instalação de um dreno, aliás. Se o fundo da caixa for vazado, lembre-se de colocar um papelão embaixo. Isso vai evitar que as minhocas tenham contato com o solo embaixo da caixa.

Cuidando das suas minhoquinhas

Outrossim, como as minhocas são animais que se alimentam de matéria orgânica, a alimentação é bem simples. Dessa forma, você pode oferecer esterco (que é a principal), frutas, folhas secas, cascas de vegetais e qualquer outro semelhante. Em suma, é basicamente montar uma compostagem, só que com o auxílio dessas amiguinhas.

Uma dica aqui é não colocá-las direto na compostagem enquanto a terra não estiver bem seca. Portanto, ao colocar a comida das minhocas, deixe descansar por uma semana. Você pode misturar um pouco a terra para arejar, porque isso ajuda a secar também. Depois disso, aí, sim, você pode colocá-las.

Retirando o húmus depois de criar minhocas

Por fim, o húmus é a terra que fica depois que as minhocas fazem todo o trabalho de tratamento. Para recolher é simples: coloque toda a terra para um lado da caixa, deixando metade dela vaga. Em seguida, coloque esterco do outro lado e espere um tempo, até que ele atraia todas as minhocas. Por último, retire o húmus e volte a fazer o processo inicial para garantir a próxima leva. Esse processo pode demorar até duas semanas, ok?

Agora você já sabe como é fácil criar minhocas. E aí, ansioso para começar?

Leia mais: Aprenda fazer esses 04 métodos simples e baratos de enxertia de rosa-do-deserto

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.