Bonsai para terapia faz bem? Saiba se é possível ter um em casa

O Bonsai é muito lindo, mas você sabe se ele faz bem pra terapia?

Bonsai para terapia faz bem? Saiba se é possível ter um em casa - Pixabay
0

A confecção de bonsai é uma arte milenar, originária da China e muito difundida também no Japão. Assim, consiste em modelar uma árvore para que ela se mantenha pequenina, de forma artística e harmoniosa. Nesse sentido, é um trabalho que exige calma e paciência, pois o resultado final demanda, no mínimo, 3 anos. 

Publicidade

Por isso, essa arte tem sido utilizada, nos últimos anos, como parte do tratamento terapêutico para doenças psicológicas, como a ansiedade e o transtorno de pânico. Dessa forma, veja hoje, 02 de março, em Belo Horizonte, na Agro e Jardim do Agrorural.net como os bonsais podem te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila, e confira como ter uma miniatura em casa!

Leia mais: Como cultivar Vanda em casa com essas dicas exclusivas e grátis

Publicidade
Bonsai para terapia faz bem? Saiba se é possível ter um em casa
Bonsai para terapia faz bem? Saiba se é possível ter um em casa – Pixabay

O Bonsai como parte da terapia: a porta para uma vida harmoniosa

A palavra Bonsai significa “árvore na bandeja” e representa uma arte pela qual a natureza é retratada como uma síntese da meditação e da busca pela evolução espiritual. Assim, essa é uma técnica de aspiração filosófica, que pode melhorar a vida de quem se propõe a fazê-la. 

Nesse sentido, é uma ótima terapia para quem sofre de ansiedade e transtornos de estresse, pois é um trabalho que demanda muita paciência. Dessa forma, a poda constante e a reprodução das imperfeições causadas pela natureza na árvore demandam qualidades como calma, concentração, foco e confiança. Portanto, que tal aprender a cultivar um bonsai? Veja abaixo como isso é possível.

Continua depois da publicidade
Banner camara

Como cultivar bonsais em casa

Escolha da planta

O primeiro passo é escolher a variedade que você deseja cultivar. Assim, algumas sugestões são: pássaro-azul, azaléia, buxinho, jabuticabeira, pinheiro-japonês, acerola, amoreira, cerejeira, ipê e pitangueira.

Iluminação

As pequenas árvores devem ser posicionadas próximas à janelas com incidência de luz solar direta. Do mesmo modo, devem ser trocadas de posição a cada 3 meses.

Rega e adubo

As regas devem ser diárias, sempre no início da manhã ou ao final da tarde. Da mesma maneira, as árvores devem ser adubadas sempre no início da primavera e do outono.

Fazendo a poda do Bonsai

O grande segredo dos bonsais é realizar uma boa técnica de poda. Assim, quando os ramos atingirem cerca de 10 pares de folhas, você deve sempre reduzi-los para 2 ou 4 pares. Ademais, utilize arames para ir modelando os galhos, com o cuidado de não estreitá-los muito, para que os ramos não fiquem machucados. 

Esse é um trabalho que deve ser feito de forma constante. De acordo com a filosofia chinesa, o interior do indivíduo que confecciona o bonsai se altera junto com a própria árvore. Ao final de cada ano, você deve transplantar a pequena árvore para outro vaso, para que as raízes não cresçam.

Outros cuidados necessários

Nunca utilize fungicidas nos bonsais. Em casos de infestações de pulgões ou outros insetos, basta borrifar uma solução com água e detergente.

E aí, gostou dessas dicas? Ademais, leia também: Com essas dicas essenciais sua horta vai ficar muito produtiva e saudável

Publicidade

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.