Como cuidar da planta Urucum? Confira os principais macetes

Você vai perceber que já conhecia esta espécie, só não sabia!

0

Nativa da Amazônia, o urucum é uma planta utilizada por povos indígenas há milhares de anos. De suas sementes moídas, extrai-se o famoso colorau, muito utilizado para dar cor a diversas receitas na gastronomia. Por sua vez, os índios as utilizavam para pintar seus corpos, como protetor solar e repelente natural de insetos.

Porém, nem sempre é fácil encontrar esse tempero nos mercados. Por isso, que tal aprender a cultivá-lo em casa? Assim, confira hoje, 25 de agosto, em Belo Horizonte, as dicas que nós, da Agro e Jardim, da Agrorural.net preparamos para você aprender o plantio de forma simples e saber como cuidar da planta. Confira!

Leia mais: Técnica fácil de como plantar ameixa roxa pelo caroço

Como cuidar da planta Urucum? Confira os principais macetes
Como cuidar da planta Urucum? Confira os principais macetes – Imagem: Canva Pro

Aprenda a cultivar urucum em casa; confira os truques

Em primeiro lugar, tenha em mente que o urucum é uma planta de climas úmidos e quentes. Assim, o ideal é escolher um local com bastante incidência de luz solar para o cultivo. Do mesmo modo, o solo deve ser bem drenado, profundo e fértil, com PH 6. 

Nesse sentido, um truque importante é adubar o solo com matéria orgânica e esterco de boi 20 dias antes do plantio, para que a terra absorva bem os nutrientes necessários para a planta. E isso deve ser feito sempre ao final do verão, no início da época das chuvas. Continue lendo e veja o passo a passo para o cultivo do urucum!

Instruções para cultivo

Você pode plantar o urucum tanto em canteiros quanto em vasos. As sementes devem ser retiradas de frutos maduros. Do mesmo modo, você também pode adquiri-las por encomenda em casas de jardinagem ou pela internet.

Plantio em canteiros

Em um canteiro de, no mínimo, 1 metro de largura e com solo profundo, coloque as sementes a cerca de 2cm de profundidade na terra. Entretanto, cada semente deve ter 30cm de espaçamento de uma para outra, já que essa é uma planta de porte grande, que pode chegar até 6 metros de altura.

Plantio em vasos

Para o plantio em vasos, escolha recipientes grandes, de cerca de 30cm de profundidade e que possuam furos na base. Em seguida, adicione terra misturada à esterco. Plante cerca de 3 sementes em cada vaso, a 2cm de profundidade. Quando a planta completar 40cm de altura, ela deve ser transplantada para um canteiro, para que possa se desenvolver melhor.

Outras dicas importantes

A irrigação do urucum deve ser feita a cada 2 dias, com o cuidado para não encharcar o solo. Ademais, como é uma planta que atrai insetos, o ideal é fazer o controle de pragas de forma regular, já que estas podem acabar com a plantação. Do mesmo modo, capine o local com regularidade e tome cuidado com o surgimento de ervas daninhas.

Gostou dessas dicas? Ademais, leia também: Como fazer para germinar caroço de pêssego, veja como é simples o método

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.