Como cultivar cereja utilizando técnicas certas e práticas

Saiba como funciona o cultivo dessa fruta deliciosa!

0

Hoje, 19 de abril, em Taubaté, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te mostrar como cultivar cereja em casa, de uma forma que você nunca viu. Portanto, se está curioso para saber como realizar o plantio, continue nos acompanhando e fique por dentro de tudo!

As cerejas são pequenas frutas de origem asiática (quem nunca viu a árvore de cerejeira e não se apaixonou, não é?). Muito semelhantes às ameixas, mas em uma versão menor, são frutas que fazem sucesso devido ao seu sabor e por remeter a alguns significados, como o amor e sensualidade. Veja abaixo como tê-las em casa!

Leia mais: Agro Tech: a tecnologia está cada vez mais presente no Agronegócio, saiba como!

cultivar cereja
Saiba como cultivar cereja facilmente | Canva

Saiba como cultivar cereja facilmente

Embora ainda não exija cultivo comercial de cereja no Brasil devido ao clima que não propicia uma criação em larga escala, você ainda pode cultivar essa fruta individualmente em casa para ter o suficiente para consumo. Apesar disso, entenda que é um processo demorado, pois as cerejeiras demoram até oito anos para começarem a dar frutos e a renovação das levas ocorre uma vez por ano. Dito isso, o plantio pode ser feito em vasos ao invés do solo direto.

Tenha em mente, antes de mais nada, que é um processo que pode não dar resultados satisfatórios, mas que ainda poderá valer a vela caso a plantação vingue. O ideal é conseguir um vaso grande, visto que as belas cerejeiras podem alcançar até 10 metros de altura, então precisam de muito espaço para se desenvolver. Portanto, comece com um de 50L, preferencialmente.

Substrato ideal para o plantio

O solo ideal é bem simples, bastando conter muita terra vegetal. O preparo no vaso, entretanto, deve seguir um modelo: prepare no fundo do vaso uma parte que seja bem drenável, com auxílio de cascalhos, pinus ou até mesmo de folhas secas (que atuarão também como adubação).

Em seguida, é só preencher o vaso até o meio com a terra vegetal e começar o plantio, colocando as sementes de cereja. Por fim, complete o restante do vaso com terra, tapando as sementes que ficarão por ali.

Como deve ser a irrigação?

Por sua vez, as regas não precisam ser diárias, bastando umedecer o solo a cada quatro ou três dias. O importante é não deixar a terra ficar muito seca, mas também não exagerar, de forma que a árvore (que é muito sensível) acabe morrendo com excesso de água.

Iluminação e clima ideais

Por fim, as cerejeiras são árvores que estão acostumadas aos climas mais frios da Ásia (por lá, elas costumam aflorar na época da primavera). Então é ideal que elas fiquem em um local que não tenha muita luz direta, mas sim em um ambiente iluminado indiretamente, e com um ar levemente úmido. Agora você sabe como cultivar cereja em casa!

Leia mais: Como cultivar Salsinha em vaso: dicas simples e econômicas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.