Como cultivar tulipas depois da floração com esse passo a passo

Veja como ter lindas flores com dicas simples!

0

Hoje, 14 de abril, em Taubaté, nós da Casa e Jardim, da Agrorural.net, vamos te mostrar como cultivar tulipas depois da floração. Afinal, não existe muito mistério, mas é sempre bom dar uma conferida nas melhores dicas para ficar por dentro de tudo o que sua plantinha necessita!

A princípio, as tulipas são plantas de inverno, acostumadas com o clima europeu, de onde são originárias. Dessa forma, quando chega o inverno, é comum vermos essa flor disponível para compra com mais frequência. Por esse motivo, é comum que muitas pessoas, quando as compram, acabam não conseguindo fazer com que brotem de novo. Portanto, veja algumas dicas para não passar por isso!

Leia mais: Como fazer adubo de folhas secas utilizando este método

cultivar tulipas depois da floração
Veja as melhores dicas para cultivar tulipas depois da floração | Canva

Veja as melhores dicas para cultivar tulipas depois da floração

Antes de mais nada, por gostarem do inverno europeu, a tulipas precisam de um clima específico para se manterem sempre linda e saudáveis. Aliás, nem mesmo nosso inverno mais rigoroso dá conta de fazer com que elas fiquem satisfeitas: as tulipas comercializadas no Brasil, por exemplo, são criadas em estufas com clima ajustado.

Por isso, não se sinta mal se as suas flores morreram ou murcharam mesmo com todos seus esforços. Agora, existem algumas dicas que podem realmente ajudar a manter a floração das suas tulipas por mais tempo:

  • Prefira locais com menor incidência de Sol: como elas gostam de frio, um Sol direto não vai fazer muito bem;
  • Cuidado com o solo encharcado: além de fazer com que as raízes acumulem fungos e apodreçam, suas tulipas não são acostumadas com essa quantidade de água. Um borrifador pode te ajudar a dosar;
  • Use fertilizantes líquidos: especialmente em épocas mais amenas do ano, é bom sempre oferecer adubação correta para sua planta.

No mais, é bom sempre dar uma olhada na sua plantinha para ver se ela não está com fungos, parasitas ou necessitando de algum cuidado especial.

Como replantar caso ela morra?

Mesmo que você se esforce muito para manter sua tulipa, pode acontecer de ela morrer, infelizmente. Afinal, esse é um ciclo natural. Entretanto, para tudo há remédio e, nesse caso, não podia ser diferente! A primeira dica nesse caso é deixar sua tulipa secar e morrer naturalmente: não acelere o processo de forma manual. Pare com as regas e a adubação quando perceber que isso começou a acontecer. Depois, passe para esses cuidados:

  • Remova as folhas doentes e amareladas;
  • Desenterre sua flor e, quando encontrar o bulbo, higienize-o, enrole em papel toalha (que você deverá manter sempre úmido) e guarde em um local de clima ameno até que brote novamente;
  • Quando chegar o inverno, basta replantar sua flor e retomar os cuidados básicos com ela.

Dessa forma, você conseguirá cultivar tulipas depois da floração e garantir que elas estejam saudáveis mesmo depois de morrerem. Incrível, não é?

Leia mais: Como desencardir pano de prato com apenas dois ingredientes, veja

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.