Como fazer enxerto simples e prático em citrus com pé de limão galego e laranja, confira

Aprenda hoje sem mistérios!

0

Hoje, 24 de abril, em Belo Horizonte, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te orientar de uma vez por todas como fazer enxerto de um jeito super simples, prático, mas que, com certeza, irá agregar muito nas suas plantações e cultivos. Pode dizer adeus para as confusões quando o assunto é enxerto. Com as nossas dicas, tudo será muito mais claro!

O enxerto é uma forma de ampliar suas possibilidades na agricultura. Isso porque, ao fazer um enxerto, você pode conseguir plantar certas espécies em locais que, teoricamente, não aceitariam aquele tipo de cultivo ou, ainda, pode conseguir tratar de um jeito super mais prático algumas pragas e doenças. Portanto, continue lendo e não perca as dicas valiosas.

Leia mais: Utilize apenas essa técnica para as suas orquídeas florescerem o ano inteiro

Como fazer enxerto? Veja as dicas

Em primeiro lugar, se você já se perguntou para quê o enxerto serve, saiba que você não está sozinho. Muitas pessoas não conhecem ou não sabem como fazer enxerto. No entanto, ele pode salvar sua plantinha em diversas situações, principalmente quando você acha que não consegue plantar uma espécie específica. Assim, confira abaixo o nosso guia completo.

Como fazer enxerto simples e prático em citrus com pé de limão galego e laranja, confira
Como fazer enxerto simples e prático em citrus com pé de limão galego e laranja / Canva Pro

O melhor guia em poucos minutos

Nesse sentido, o primeiro passo para fazer enxerto simples e prático em citrus é saber o local onde você irá começar os seus trabalhos. Após isto, você deve pegar um caule do pé de limão ou laranja e desbastar a parte debaixo em uma angulação, de modo que ele fique mais fino e com a ponta de contato aparente. Além disso, você deve diminuir o seu tamanho para que ele fique pequeno o suficiente para o enxerto. Após isto, vá até o caule desejado que será enxertado e faça uma pequena fissura em sua casca.

Agora, basta que você introduza o caule desbastado nesta fissura e o fixe bem. Uma dica muito legal para fixar o enxerto é utilizar uma sacola prática bem firme ou alguma embalagem, como os plásticos de arroz, feijão.. O intuito é que o caule fique bem firme e que não haja entrada para outro seres, por exemplo.

Com isso, retire todos os brotos e frutos do caule central, pois a ideia é que ele tenha nutrientes somente para o enxerto e, com flores, folhas e brotos, os nutrientes ficarão divididos. Ou seja, o seu enxerto pode não funcionar. Por fim, basta que você cuide normalmente do seu novo pé de fruta, isto é, regando, deixando exposto a luz do Sol e adubando a terra. Quando ele começar a brotar, você deve retirar o plástico e continuar cuidado até que ele se torne um pé independente. Muito fácil aprender como fazer enxerto, não é mesmo?

Continue lendo: Como podar limoeiro e outras árvores cítricas da forma correta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.