Hoje, 8 de abril, em Belo Horizonte, nós da Casa e Jardim, da Agrorural.net, vamos te ajudar no passo a passo para plantar berinjela! Odiada por muitos, amada pela maioria, a verdade é que a berinjela divide opiniões, mas, se você gosta, hoje chegou o seu dia de sorte! Fique conosco até o final da matéria e saiba tudo!
Este legume pode ser feito de diversas maneiras, sejam elas fritas, empanadas, em forma de salada e do que mais você quiser. Na cozinha, a criatividade é sua! Por isso, estamos aqui para te ajudar a melhorar a sua vida, sua alimentação. Aprenda mais junto deste post!
Leia mais: Como fazer mudas de citronela com este guia exclusivo
Plantar berinjela, você consegue facilmente!
Em primeiro lugar, se você não gosta de berinjela, que tal saber seus benefícios? Este legume ajuda na sua imunidade, a diminuir o seu colesterol e a sua diabetes e, ainda mais, melhora a sua pele! Assim, são apenas resumos básicos deste alimento milagroso. Ficou com vontade de ter uma em casa de fácil acesso, então é só aprender a plantar berinjela, vem com a gente!
Confira os melhores truques
Qual o melhor tipo de solo?
Nesse sentido, ao plantar berinjela, no caso do solo, você deve garantir que ele seja bem drenado, isto é, com uma boa vazão e absorção de água. Uma dica é investir em substratos que captam bem a umidade e, claro, nos cascalhos para que a drenagem seja melhor. Além disso, os furos ao fundo do vaso são indispensáveis.
Junto a isto, o solo deve ser adubado com matéria orgânica, podem ser a compostagem caseira ou o húmus de minhoca e, se preferir, fertilizantes químicos, okay?
E o clima?
Dessa forma, apesar dela se adaptar bem com bons cuidados, o preferencial é que seja plantada em um clima tropical nas estações verão, outono ou primavera. Contudo, se você escolher o inverno, não terá tantos problemas, basta prestar mais atenção na reposição de nutrientes.
Plantar berinjela: descubra sobre o plantio e cuidados
Por fim, para que você chegue ao ponto que tanto esperou, vamos falar sobre o plantio em si! Primeiramente, certifique-se de que as sementes escolhidas são de boa procedência. Após isto, escolha um local pequeno, que seja fácil de mexer, para iniciar a produção da muda. Não precisa ser grande, pois será necessário transplantar, como é o indicado.
Desse modo, depois de estar ciente da drenagem e do solo rico, você deve fazer covas e colocar, no máximo, 3 sementes por cova. Mantenha sempre o solo sem ervas daninhas e cuide para que, apesar de não ficar encharcado, o solo fique sempre úmido.
Após 30 dias, quando elas já estiverem com 6 folhas, você pode fazer o manejo e colocá-las em um local definitivo. Escolha sempre as que estão com melhor aparência e opte por fazer isso em horas amenas do dia, para não prejudicar em nada as raízes da sua plantinha.
Mas e aí? Se você não gosta, sua opinião mudou? E para você que já gostava, o que achou de plantar berinjela? Não é difícil, não acha?
Continue lendo: Como plantar caroço de abacate no quintal de casa