Como plantar caroço de abacate no quintal de casa

Saiba como ter uma árvore linda e cheia de frutos!

0

Hoje, 07 de abril, nós da Casa e Jardim, do Agrorural.net, vamos te mostrar como plantar caroço de abacate em casa sem dor de cabeça! Dessa forma, se você quer saber como fazer o processo de modo simplificado, continue acompanhando nosso artigo. Vamos lá?

A princípio, o abacate é um fruto versátil, que serve tanto para receitas salgadas, como a guacamole, quanto doces, como as vitaminas. Contém gorduras boas para o corpo, que auxiliam na manutenção da saúde. Além disso, o abacateiro é uma árvore que costuma dar muitos frutos e é uma planta robusta, simples de cuidar. Se você quer plantá-lo, a hora é agora!

Leia mais: Como plantar orquídeas em vasos plásticos com este método simplificado

plantar caroço de abacate
Veja como plantar caroço de abacate de forma simples! | Canva

Veja como plantar caroço de abacate de forma simples!

Primeiramente, é necessário conseguir um fruto de abacate para poder retirar o caroço. Você pode tanto comprar um fruto quanto encontrar em algum pé próximo a você, já que se trata de uma árvore urbana, facilmente encontrada. Depois disso começa o processo, para o qual você precisará de alguns palitos de churrasco:

  1. Corte o abacate ao meio e retire o caroço;
  2. Em seguida, lave-o bem, removendo a casca marrom que envolve a semente;
  3. Agora, com quatro palitos de churrasco, você deverá espetar o caroço em quatro lados a partir do meio, tomando cuidado para não ir muito fundo, mas também não deixar muito na ponta: uma distância de 5cm é o ideal;
  4. Por fim, pegue um recipiente onde você possa colocar água até a borda. Lá você deixará o caroço semi-submerso, com as hastes dos palitos servindo de apoio para segurá-lo.

A partir disso, basta deixar o caroço por algum tempo dentro da água, onde ele começará a se nutrir e, com o tempo, começará a rachar e brotar. Nesse ponto é interessante trocar a água a cada dois dias para que ela não apodreça e não fique parada, o que evita a proliferação de mosquitos.

Ademais, é bom deixar o caroço com o recipiente debaixo de sol pleno, visto que o abacateiro é uma árvore que precisa de muita incidência solar.

Plantando a semente na terra

Com o tempo, as raízes vão começar a crescer e, quando estiverem bem cheias, basta passar a mudinha para um vaso fundo, de preferência com furos e pedrinhas, que vão drenar a água em excesso. O solo, por sua vez, deve ser rico em matéria orgânica: por isso, vale a pena utilizar terra de compostagem orgânica.

Uma dica final para ajudar a plantar caroço de abacate é misturar uma parte de adubo com água e utilizar a mistura para regá-lo! Assim, ele ficará sempre bem nutrido, até que chegue a época de transplantá-lo para o solo, que é quando a mudinha já estiver cheia e tomando o espaço do vaso.

Leia mais: Como conservar alface na geladeira com essa dica eficiente

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.