Como cultivar alamanda com essas 5 dicas exclusivas: dica extra no final

Saiba mais sobre a planta e como ter em casa!

0

Hoje, 8 de abril, nós da Casa e Jardim, do Agrorural.net, vamos te mostrar como cultivar alamanda e ter essas flores lindas sempre floridas em sua casa! Portanto, se você se interessou pelo assunto, confira nossas dicas ainda hoje logo abaixo. Vamos lá?

Embora seja uma flor típica aqui do Brasil, a alamanda é bastante popular em outros países, sendo muito cultivada por quem gosta de jardins. Aliás, isso se deve não somente por se tratar de uma bela flor, mas também porque ela é uma excelente combatente de pragas. Nesse sentido, saiba que ela atua basicamente como um pesticida natural. Muito legal, não é? Então saiba como ter em casa agora mesmo!

Leia mais: Como fazer irrigação de jardim: aprenda agora mesmo com este guia

cultivar alamanda
Aprenda a cultivar alamanda de forma simples! | Canva

Aprenda a cultivar alamanda de forma simples!

Embora a variação mais conhecida da flor seja nesse lindo tom de amarelo, ela ainda pode aparecer nas cores rosa e roxo. Trata-se, além disso, de uma planta trepadeira, o que é um ponto super positivo para quem se joga no paisagismo, já que ela ornamenta muros altos e até janelas. Dessa forma, sua casa pode ficar parecendo cenário de filme! Entretanto, vale ressaltar que é uma planta tóxica, portanto, cuidado com o manuseio.

Solo ideal

Em relação ao solo, é ideal que ele seja bem drenado, para evitar acúmulo de umidade, além de conter adubo orgânico composto. Ou seja, ela necessita tanto de esterco quanto de matéria orgânica vegetal, como aquelas de compostagem. Além disso, utilizar algum adubo que tenha riqueza em fósforo vai ajudar – e muito! – no desenvolvimento das flores. Aliás, o húmus de minhoca também dá uma ajudinha na hora do crescimento.

Iluminação e clima corretos

Por ser uma flor 100% brasileira, endêmica do Nordeste, o clima não poderia ser diferente: ela adora calor e não dispensa uma iluminação direta! Sendo assim, é bom deixá-la em ambientes externos, onde ela pode pegar um solzinho constantemente. Locais mais frios, como no Sul do país, podem enfrentar algumas dificuldades para cultivar alamanda.

Quanto devo regar?

Em seguida, sobre a rega: como gosta muito de calor e luz solar, ela também demanda bastante água para se manter hidratada. Sendo assim, as regas devem ser diárias, já que o solo deve ser, como frisamos, drenável. Entretanto, evite molhar as folhas e flores, ok? Dessa forma você protege sua plantinha de fungos e até de parasitas que crescem com a umidade.

Dica extra: como utilizar o pesticida da alamanda

Por fim, o momento mais aguardado: utilizar o pesticida natural! Como dissemos anteriormente, a alamanda nada mais é uma flor que trabalha com essa função. Para isso, basta ferver as folhas da planta em água quase em ponto de fervura, deixar esfriar e colocar em um borrifador. Mas, atenção:

  • Utilize luvas de borracha em todo momento, inclusive para retirar as folhas;
  • Aplique, preferencialmente, o pesticida durante a noite ou em momentos de sol baixo;
  • Não guarde o líquido para usar no dia seguinte, faça somente o que for usar no dia;
  • Em dias de chuva, evite utilizá-lo, para que não seja diluído e, assim, perca sua função;
  • Lave bem as mãos depois de mexer com o pesticida. Com sabão, hein!

Pronto! Agora você sabe como cultivar alamanda e, de quebra, a utilizar seus benefícios no jardim!

Leia mais: Como cultivar brinco de princesa com essas dicas valiosas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.