Hoje, 8 de abril, em Belo Horizonte, nós do Casa e Jardim, da Agrorural.net, vamos te explicar tudo sobre plantar cebolinha! Você é do time que ama um temperinho verde, mas que na sua horta nada consegue ficar plantado por muito tempo? Ou ainda, é daqueles que não tenta por achar que não irá conseguir? Bom, nós vamos te ajudar nisto!
A cebolinha pode ser amplamente usada nas mais diversas receitas, desde enfeite, decoração, até mesmo para configurar sabor em uma carne ou saladas em geral. Seja como for, o resultado sempre será bom. Já pensou ter ela de fácil acesso? Leia tudo e fique conosco até o final, combinado?
Leia mais: Como cultivar tomate orgânico com uma técnica infalível que produzirá 3 vezes mais
Plantar cebolinha, veja tudo agora mesmo!
Primeiramente, sabemos que, ao pensar em tempero verde, dentre a salsinha e o coentro, a cebolinha está em disparada na frente nesta disputa, não acha? Além de ser fácil de cultivar em uma horta caseira, ela possui um sabor e cheiro específico, os quais conquistam a todos! Assim, sem mais delongas, vamos aprender como plantar cebolinha!
Descubra o passo a passo neste guia
Qual o melhor solo?
Nesse sentido, para plantar cebolinha, tenha em mente que ela ama um solo rico em nutrientes e que sejam altamente drenáveis. No caso da adubação, a melhor dica, além da compostagem caseira, é o famoso húmus de minhoca. Com relação ao solo drenado, colocar algumas britas no meio da terra também são sempre bem-vindas.
Contudo, apesar de necessitar ser drenado, você não pode deixar que as plantas sequem. Assim, mantenha o solo úmido e avalie a necessidade conforme o clima do local. Nos dias mais frios, a necessidade de rega pode ser melhor, então avalie.
Confira a luminosidade
Dessa forma, no caso da luminosidade, a cebolinha não é muito exigente: basta que você deixe 4 horas em contato com a luz direta do Sol. No entanto, dê preferência para a luz amena, da parte da manhã, pois assim as chances das folhas ficarem queimadas serão minimizadas.
O plantio: como é?
Por fim, a parte mais importante e trabalhosa para muitos: plantar cebolinha! Portanto, em primeiro lugar, você deve optar por vasos que tenham, pelo menos, 20 cm de profundidade e que diâmetro similares. Ademais, além de utilizar um substrato de qualidade, garanta que o vaso tenha furos para auxiliar a drenagem.
Desse modo, com um solo leve, que não esteja compacto, você pode cavar covas de 3 cm de profundidade e colocar as sementes. Não esqueça de evitar plantar muitas sementes juntas e, no caso de serem mudas, basta que você as plante com alguns cm de distância, certo?
Mas e aí? Você já se sente preparado para plantar cebolinha? Conte para nós se você também é um amante do temperinho verde e quais são os seus preferidos?
Continue lendo: Aprenda a como cultivar variados tipos de pimenta em casa