Como cultivar tomate orgânico com uma técnica infalível que produzirá 3 vezes mais

Saiba como ter muitos frutos em um pé!

0

Hoje, 08 de abril, nós da Casa e Jardim, do Agrorural.net, vamos te mostrar como cultivar tomate orgânico em casa sem gastar muito e ainda colher os melhores frutos. Portanto, se você se interessou pelo assunto, continue nos acompanhando que é sucesso!

O tomate é, a princípio, um fruto muito versátil que pode ser consumido de diversas formas. Por exemplo, ele fica bem tanto cru em saladas como em pratos mais quentes. Aliás, pode gerar diversos molhos, bem como ser um ótimo condimento. Por isso, muitas pessoas buscam, cada vez mais, cultivá-los em casa. Saiba como logo abaixo!

Leia mais: Método simples e barato para fazer muda de mamão papaya, veja essas dicas exclusivas

cultivar tomate orgânico
Aprenda a cultivar tomate orgânico com dicas infalíveis! | Canva

Aprenda a cultivar tomate orgânico com dicas infalíveis!

Antes de mais nada, plantar tomate não tem segredo: afinal de contas, eles brotam fácil e crescem muito rápido, mesmo a partir das sementes. Dessa forma, a única escolha que você deve fazer, dependendo do espaço que tiver, é qual tipo quer cultivar.

Por exemplo, existem algumas variações comuns no Brasil: tomate-cereja, Carmem, gaúcho, Débora, italiano… Todos bastante comuns em terras tupiniquins. Dito isso, basta comprar uma mudinha ou coletar as sementes de algum fruto que você tiver. Para isso, basta lavá-las e deixar secarem bem, envolvendo com papel toalha e umedecendo sempre que ficar seco até que comecem a brotar.

Qual o solo e local ideal para o plantio de tomate?

Em seguida, você deve escolher se vai plantar sua mudinha diretamente no solo ou em algum vaso. Se for em vaso, você precisa escolher algum de tamanho médio, com certa profundidade para que a planta cresça a ponto de ter energia para dar frutos suculentos.

Em relação ao solo, é bom que seja bem drenado. Por se tratar de um fruto, ele precisa de bastante água, mas não o suficiente para que fique encharcado. Dessa forma, um solo fértil, com muita riqueza de minerais e matéria orgânica, é a melhor escolha.

A rega deve ser frequente?

Como dito anteriormente, eles amam água e precisam de rega diariamente. Afinal, os tomates são frutos bem suculentos e molhados, então precisam de muita hidratação. Portanto, garanta que a terra sempre esteja bem úmida.

Uma dica é regá-lo de manhã, assim, durante a tarde, o solo tem tempo de secar e ele fica pronto para receber mais água no dia seguinte. Só tome cuidado para não regar os frutos ou os caules, ok? Isso pode gerar fungos que vão acabar com seu pezinho.

Bota a cara no Sol!

Por fim, o tomateiro ama Sol e, por isso, precisa de contato direto com a luz todos os dias! Então é bom deixá-lo em um local fixo onde bate muita luz, sem que haja sombra ou meia-sombra. Aliás, é bom plantá-lo sempre nos meses mais quentes, pois ele não se dá muito com o clima frio.

Dica de ouro para cultivar tomate orgânico que produz mais!

Agora, a dica de ouro para fazer com que seus tomates produzam mais é a seguinte: aspirinas! Sim, as mesmas que a gente usa quando está doente. Seja plantando no mesmo solo que o fruto (inteiras ou partidas) ou diluindo em água e pulverizando na rega, isso ajuda no sistema imune do tomate. Dessa forma, ele não ficará doente e produzirá mais.

Ademais, quando seu tomateiro estiver grande e florindo, você pode cortar a parte superior do caule. Isso vai fazer com que nasçam mais frutos, já que a planta não precisará gatar toda sua energia para crescer. Viu como é simples cultivar tomate orgânico em casa?

Leia mais: Como plantar orquídeas em vasos plásticos com este método simplificado

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.