Como plantar semente de Alface de forma eficiente e prática

Aprenda estas dicas e tenha uma horta ainda mais completa!

0

Hoje, 26 de abril, em, Belo Horizonte, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te explicar melhor sobre como plantar semente de Alface. Você gosta de cultivos? E de ter uma horta orgânica em casa para melhorar sua alimentação e sua saúde? Bom, se a resposta é sim, você veio ao lugar certo! Confira as nossas dicas e comece agora mesmo!

A alface é sempre uma ótima opção de salada prática, fácil e barata. Além disso, possui propriedades medicinais que tratam a ansiedade, pois o seu efeito é calmante. Assim, que tal unir o útil ao agradável e ter em sua casa uma folha tão poderosa? Fique conosco até o final da matéria e veja o melhor passo a passo!

Leia mais: Como fazer plantio e colheita da banana-maçã no sítio com pouco investimento, dicas…

Como plantar semente de Alface de forma eficiente e prática
Como plantar semente de Alface de forma eficiente e prática- Pexels

Como plantar semente de Alface?

Primeiramente, muitos ensinam como plantar semente de Alface de um jeito confuso e que, nem sempre, dá certo. Ou, por diversas vezes, ensinam apenas pelo método de mudas, mas você só tem as sementes. Então, estamos aqui para resolver todos estes problemas. Veja abaixo as melhores dicas e tenha em casa uma horta diversificada. Bora lá saber mais?

Confira as melhores dicas para plantar em poucos minutos

Melhor clima

Nesse sentido, a plantar semente de Alface não está muito ligada ao clima, pois elas se adaptam em diversas condições. No entanto, o mais aconselhado é que as temperaturas sejam mais amenas, pois o tempo mais quente pode incitar as folhas a crescerem de forma precoce e, ainda, queimar os novos brotinhos.

E o solo?

Dessa forma, o indicado é que o solo seja bem drenado. Você pode conseguir isso com cascalhos misturados a terra ou um substrato rico em matéria orgânica, responsável pela absorção da água. Junto a isto, ele deve ser fértil e com um pH bem básico, chegando próximo ao valor 7.

plantar semente de Alface: luminosidade e irrigação

Sendo assim, no caso da irrigação, você precisa regar com frequência. Isso porque o objetivo é sempre manter o solo úmido. Contudo, não deixe encharcado, pois ele é bem sensível e as raízes podem apodrecer com certa facilidade. Já na luminosidade, ele deve receber luz direta. Mas nas horas mais quentes do dia, o ideal é a meia-sombra, pois suas folhas podem ficar amareladas e murchas.

O plantio em si!

Por fim, vamos para a melhor parte: plantar semente de Alface. Desse modo, depois de escolher o tipo de alface que será plantado, se for em vasos, verifique se há o furinhos embaixo para drenagem e deixe um borda de 3 cm sem substrato. Agora, faça covas de 3 cm de profundidade e coloque poucas sementes por cova. Cubra com terra e regue todos os dias, para que a germinação aconteça mais rápido. Além disso, você pode utilizar um bom fertilizante quando os brotos começarem a aparecer.

Viu só? Está esperando o que para começar a plantar semente de Alface? Nos conte nos comentários se você já tem a sua horta e se a alface era a única coisa que estava faltando.

Continue lendo: Aprenda a fazer mudas de plantas suculentas de uma vez por todas, confira

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.