Commodities agrícolas, entenda o termo e como funciona os princípios, confira

Entenda tudo sobre eles!

0

Você sabe quais são os commodities agrícolas e sua importância para a agricultura geral? Basicamente, a economia do setor (e do mundo, na verdade) gira em torno de alguns commodities. Traduzindo para o português, “commodities” significa mercadorias, que é o que eles são. Por exemplo, temos o milho e o café, que são de suma importância.

Hoje, 20 de maio, em Taubaté, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te mostrar o que são essa mercadorias, quais são elas e o motivo pelo qual elas são tão importantes. Portanto, se você quer entender melhor como o mercado funciona, continue nos acompanhando abaixo!

Leia mais: Aprenda a cultivar ora-pro-nóbis em vaso e veja os benefícios da planta

Commodities agrícolas
Saiba o que são commodities agrícolas | Canva

Saiba o que são commodities agrícolas

Como dissemos anteriormente, commodities são, basicamente, mercadorias. Entretanto, não se trata de qualquer uma delas, mas sim de produtos que, em uma visão internacional de mercado, não possuem uma grande diferença de valores, independente de qual seu país de origem. Logo, a característica desses itens deve ser a mesma, para que haja a comercialização sem muitas flutuações de valores.

Em síntese, commodities no geral podem ser grãos (milho, soja), minerais (petróleo, etanol) ou até produtos ambientais (água, energia) e finanças (dólar, títulos do Tesouro Nacional).

Agora, as commodities agrícolas seguem um patamar um pouco diferente: trata-se daquelas primeiras que citamos, mas entram também o café e quaisquer outros itens primários. Apesar disso, nem tudo o que se produz na lavoura pode ser considerado commoditie, pois a regra é que esses produtos tenham um peso de comercialização na bolsa de valores. No final, trata-se de investimento, estratégia e valor comercial.

Qual a mais importante?

Ademais, outra coisa que caracteriza as commodities (e o principal motivo pelo qual elas são tão importantes) é que são produtos essenciais para o consumo. Por exemplo, embora exista um alto consumo de manga, elas não são essenciais como o arroz, prato principal na mesa de diversas pessoas em vários países.

Além disso, também existem as commodities agrícolas que ganham destaque por serem matéria-prima de outros produtos. Nesse sentido, o algodão, que é utilizado para a fabricação de tecidos e produtos de higiene. Portanto, reconhecê-los não é tão difícil como parece.

No Brasil, a maior commoditie é a soja, da qual somos os maiores exportadores mundiais. Inclusive, a soja brasileira já é metade da que se consome no mundo inteiro. Contudo, também há outros importantes, como o já citado café, o trigo, a borracha, o açúcar e até a carne de boi. Agora você sabe o que são as commodities agrícolas!

Leia mais: Como cultivar bromélia em vaso de forma barata e eficaz, confira

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.