Conheça a tendência no Agrodigital: transformação no meio rural

Você sabia desta tendência? Confira mais ao ler tudo!

0

Hoje, 01 de maio, em Belo Horizonte, nós da Agro Tech, da Agrorural.net, vamos te explicar melhor sobre esta tendência no Agrodigital! Você sabia que o mundo agro é um dos pontos mais tecnológicos da nossa economia? O PIB do Brasil é, em boa parte, produzido pelas exportações da agricultura e pecuária. Obviamente, a tecnologia tem grande impacto nestes resultados.

A tecnologia permite que as produções sejam maiores, mais elaboradas e com mais eficiência e corte de prejuízos. Com a globalização e o aumento dos processos, tudo deve ser mais rápido, mas sem perder a qualidade. As pessoas precisam de alimentos o tempo todo e de outros manejos que são dependentes do campo. Por isso, leia e entenda mais sobre o mundo Agro Tech.

Leia mais: Aprenda como usar flores na decoração do seu jardim

Conheça a tendência no Agrodigital: transformação no meio rural
Conheça a tendência no Agrodigital: transformação no meio rural – Pexels

Tendência no Agrodigital, o que é?

Primeiramente, se você caiu de paraquedas nesse termo, nós iremos te explicar o que é a famosa tendência no Agrodigital. Ela consiste em ampliar cada vez mais o mundo agro para que a tecnologia auxilie processos e otimize o tempo. O foco é que os meios de produção sejam cada vez mais operados por máquinas. A famosa agricultura 4.0 é cada vez mais recorrente e isso se justifica pela crescente necessidade de que a qualidade acompanhe os números.

Junto a isto, existe também um fator chamado sustentabilidade. Esta tendência muda completamente a forma de produção entre o produto e o consumidor. Hoje em dia, os parâmetros são outros. Ou seja, o consumidor espera um produto que pense no ambiente, mas que ainda mantenha a qualidade e o processo de produção frequente. Ufa! Quanta coisa, não é?

Continue lendo e entenda melhor na prática

Desse modo, como conciliar tudo isso? Pois é! Agora, entra a parte prática: a criação de softwares para “digitalizar” a gestão (custo, faturamento, lucro, rastreabilidade, RH) e, além disso, medir o desempenho da produção, com o fito de melhorar. Afinal, o que não é possível de ser rastreado, dificilmente irá melhorar.

Por fim, já são realidade também outros planos amplamente utilizados, como tratores que economizam quase que 100% o uso de defensivos; drones capazes de observar a lavoura inteira e softwares que predizem a produtividade. Achou interessante? Nós também! Conte para nós nos comentários se você imaginava tudo isso sobre a tendência agrodigital!

Continue lendo: Saiba os segredos para um bom cultivo de hortênsia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.