Conheça os benefícios do açafrão e como cuidar da planta

Você vai ficar impressionado com as novidades!

0

Você que tem uma horta em casa ou, quem sabe, quer começar a ter espécies que são bonitas e, ainda, podem ser úteis no seu cotidiano, essa matéria é feita para você. Com certeza você já ouviu falar do açafrão, seja para temperar carnes, saladas ou fazer chás e remédios naturais. Quem tem essa plantinha, tem um universo de coisas dentro de casa. Mas que tal você ser uma dessas pessoas?

É por isso que hoje, 07 de novembro, em Belo Horizonte, nós, da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos esclarecer os principais benefícios que irão contribuir na sua saúde e, também, como você pode cuidar da planta para que ela cresça ainda mais linda e saudável. Bora lá saber mais?

Leia mais:Utilize essa técnica para plantar Quinoa com qualidade é uma boa produção

Conheça os benefícios do açafrão e como cuidar da planta
Conheça os benefícios do açafrão e como cuidar da planta – Pexels

Primeiramente, antes de você entender melhor como cuidar do açafrão para ter a sua plantinha em casa, é bom conhecer as suas propriedades que dão o que falar! Afinal, uma planta cheia de qualidades não é para qualquer um, não é mesmo? Portanto, veja abaixo uma listinha que vai fazer os seus olhos brilharem:

  • Possui ações anti-inflamatórias;
  • O açafrão tem ação antioxidante;
  • Regula os níveis de glicose;
  • Te ajuda a controlar a diabetes;
  • É bom para aumentar sua imunidade;
  • Melhora infecções, principalmente no pâncreas e fígado.

Ufa! Quantas qualidades, não? A especiaria é realmente cheia de valores. Quem consome, recomenda misturar uma colher de chá em um pouquinho de água para tomar pela manhã, o famoso shot matinal. No entanto, você deve ficar atento aos usos, pois deve ser feito mediante um acompanhamento médico, combinado? Além disso, lembre-se de que nada substitui tratamentos especializados e recomendados! Agora, veja abaixo como cuidar da sua espécie.

Como plantar e cuidar do açafrão?

Por fim, temos certeza de que você conseguiu ficar apaixonado pelo açafrão, assim como nós, não é mesmo? Pois o seu amor irá aumentar mais ainda ao descobrir que o cuidado no plantio é super tranquilo. Em primeiro lugar, escolha plantar no inverno para que ele seja colhido no outono ou no próximo inverno, onde as temperaturas serão mais brandas.

No caso do plantio em si, escolha um solo areno-argiloso bem drenado, isto é, não pode ser muito compacto ou úmido demais, mas sim fofo, não tão denso e que as raízes não fiquem encharcadas. Para a drenagem, escolha argila expandida ou britas e cascalhos.

Juntamente ao que foi dito antes, invista também em uma boa matéria orgânica, à base de húmus de minhoca ou compostagens caseiras. Ademais, se você quiser plantar em um vaso, escolha um de, pelo menos, 50 cm de altura e que possa ficar em locais com boa luminosidade, mais quentes, mas que a luz não fique incidindo de forma direta o dia inteiro. Tenha as regas regulares e cuida da poda em galhos mais secos.

Viu só? Você pode começar agora mesmo, depois desta leitura rápida, a ter um açafrão em casa sem nenhuma dificuldade. Conte para nós nos comentários se você gosta desta espécie e se você já quis ter em casa, mas não sabia por onde começar. Nós gostamos saber suas impressões! Não esqueça de nos acompanhar no blog e até a próxima matéria feita para você.

Continue lendo:Como fazer plantio de cana-de-açúcar, veja o passo a passo do plantio a colheita

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.