Como fazer plantio de cana-de-açúcar, veja o passo a passo do plantio a colheita

Você vai conhecer melhor os métodos e ficar por dentro dos processos

0

A cana-de-açúcar é uma plantação que sempre dá o que falar. Afinal, desde a época colonial do Brasil este alimento era amplamente explorado e rentável. Hoje em dia, nada mudou! Mas você sabe exatamente o que fazer no processo de plantio e também de colheita? Entenda melhor os processos ao ler o post completo.

Por isso, hoje, 22 de junho, em Belo Horizonte, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te ajudar a compreender melhor. Seja por curiosidade ou porque você quer começar a entender melhor esta área. O guia completo irá expandir seus horizontes em todos os sentidos. Preparados? Então, vamos nessa!

Leia mais: Você vai aprender neste artigo como plantar vinagreira

Como fazer plantio de cana-de-açúcar, veja o passo a passo do plantio a colheita
Como fazer plantio de cana-de-açúcar, veja o passo a passo do plantio a colheita – Pexels

Nesse sentido, em primeiro lugar, para plantar cana-de-açúcar, você deve entender qual o melhor período – inverno, de 18 meses… – e, após isto, definir o solo, que deve ser argiloso, rico em adubos compostos por ureia e nitrogênio e extenso, para que haja o devido espaçamento de 30 cm entre uma e outra plantação e quase 2 metros nas entrelinhas. Junto a isto, observe se o o local escolhido não possui resquícios de outras plantações. Uma curiosidade é que a cana-de-açúcar não precisa de irrigação o tempo todo, apenas depois de colher, logo que plantar ou após certos cortes.

Quando uma área é amplamente irrigada, significa que querem salvar os produtos em específico. Portanto, se atente a este ponto também. A luminosidade é outro tópico que, apesar de ser óbvio, é válido ressaltar: deixe-as em Sol pleno, pois estas amam uma boa luz! O processo de plantio é feito pelos colmos, isto é, os menores pedaços do alimento.

Sendo assim, para a primeira colheita de cana-de-açúcar, você pode esperar entre 15 e 18 meses. No entanto, quando esta for colhida a primeira vez, o processo reduz para um ano, ou seja, 12 meses. De todo modo, é uma fase mais longa e que requer atenção. Se você quer plantar, entenda esse desenvolvimento.

Por fim, depois de saber o plantio e o tempo de crescimento, é importante entender a colheita, ou melhor, como é feita. Desse modo, esta fase é composta por cinco operações básicas. Veja a seguir:

  • A primeira fase consiste no corte dos colmos na base;
  • Já o segundo, basta cortar os ponteiros;
  • Em seguida, colocam os colmos na colhedora e;
  • Por último, a retirada das folhas que pode ser opcional, juntamente com a picagem.

Viu só? Rapidamente você conseguiu entender melhor os manejos da cana-de-açúcar, desde o processo de cultivo até a colheita. Nos diga nos comentários o que você achou e se você sabia que era assim. Caso queira começar um novo negócio, nos diga se te ajudou dar um norte! Acompanhe os nossos posts e até a próxima!

Continue lendo: Como plantar tomate-caqui de uma forma fácil e econômica

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.