É possível plantar a especiaria baunilha? Conheça mais neste manual prático

Você já imaginou ter esta delícia no seu quintal?

É possível plantar a especiaria baunilha? Conheça mais neste manual prático - Pexels
0

Você sabia que a especiaria baunilha, a famosa vanilla, é uma das mais caras do mundo? Muito usada em perfumes e aromas de ambientes, doces, salgados e cosméticos, com certeza você já comeu algo com este gosto, nem que seja um sorvetinho simples. Contudo, já imaginou tê-la em casa? Com certeza seria um sucesso, hem?

Publicidade

Por isso, hoje, 22 de março, em Belo Horizonte, nós, da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre esta plantinha extremamente famosa e que todos amam! Junto a isto, se você caiu de paraquedas aqui e não sabe o que é, fique calmo, nós iremos te explicar! Vamos nessa saber mais?

Leia mais: Já pensou em cultivar Figo em casa? Veja agora como

Publicidade

Primeiramente, se você sabe o que é a especiaria baunilha, mas ao mesmo tempo fica meio perdido no que seja, nós iremos te explicar: ela consiste em é um aromatizante que provém a partir de uma vagem – orquídea do gênero vanilla. Ademais, uma curiosidade para vocês: palavra baunilha é derivada da palavra espanhola vainilla, que tem como significado pequena vagem. Muito legal, não é mesmo? Confira abaixo o plantio.

baunilha
Imagem: Canva Pro – Baunilha

Como plantar a especiaria baunilha?

Por fim, vamos ao que interessa de fato: como plantar a especiaria baunilha? Ela é propagada pelo processo de estaquia, que consiste em pegar um galho com raízes de uma planta já adulta para cultivar, pois o início pelas sementes requer cuidados bem rigorosos. Assim, opte por um galho de 40 cm e plante diretamente na terra. Se for em vasos, que sejam grandes, mas aconselhamos canteiros. Plante na época das águas, isto é, épocas chuvosas, e escolha um local que propicie sombra ao longo do dia.

Continua depois da publicidade
Banner camara

O solo deve ser bem adubado com matéria orgânica – esterco bovino -, irrigado sempre para que fique úmido, mas não encharcado, e a terra deve ser bem soltinha e fofa. Na hora de cobrir as raízes, deixe-as bem firmes com a terra para que se sustentem durante o processo de crescimento.

Para finalizar, geralmente 8 meses após o plantio você poderá colher. Para saber quando estão boas, basta que as cápsulas estejam com uma cor bem clarinha, quase opaca.

Ufa! Com todas dicas práticas assim, dá até uma canseira, não é mesmo? Se você não conhecia a especiaria baunilha, conte para nós nos comentários o que achou. Além disso, não se esqueça de começar este investimento em casa e tenha uma planta multifacetada, com diversas possibilidades bem aí, na sua casa e na sua mão! Continue nos acompanhando e até a próxima matéria exclusiva e feita para você!

Continue lendo: Aprenda tudo sobre como plantar Aubrietia neste guia exclusivo

Publicidade

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.