Você sabe o que é escarola? Veja agora os benefícios e mais

Confira um dossiê completo sobre a escarola, ou endivia!

Você sabe o que é escarola? Veja agora os benefícios e mais. Fonte: Wikimedia Commons.
0

Também conhecida como endivia, a escarola é uma hortaliça da família da chicória, que possui as folhas lisas e um sabor pouco mais amargo. Utilizada para o preparo de saladas, ensopados e outros pratos, ela pode ser encontrada em mercados e feiras populares pelo Brasil.

Publicidade

Entretanto, poucos conhecem os reais ganhos oriundos do consumo dessa hortaliça. Assim, veja hoje, 22 de março, desde Belo Horizonte, no Blog Agro e Jardim, da Agrorural.net quais benefícios você pode obter a partir da ingestão regular da escarola. Portanto, continue conosco e aprenda mais!

Leia mais: Já pensou em cultivar Figo em casa? Saiba agora a maneira certa

Publicidade

Os melhores benefícios da escarola para a sua saúde

A escarola é uma verdura que possui altas taxas de vitamina A, C, ácido cafeico, fibras e antioxidantes poderosos. Assim, ela é capaz de proporcionar diversos benefícios à saúde. Confira agora quais são eles!

escarola
Veja os benefícios da escarola para sua saúde. Fonte: Wikimedia Commons.

Benefícios da ingestão de endivia

Contribui para a saúde da pele

As altas doses de vitamina A e C da escarola contêm antioxidantes que previnem os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce e promovendo a formação de colágeno, conferindo mais elasticidade e firmeza para a pele.

Continua depois da publicidade
Banner camara

Auxilia o sistema gastrointestinal

A alta quantidade de fibras presente na escarola combate problemas como a prisão de ventre. Além disso, por contém um prebiótico chamado inulina, a hortaliça também equilibra a flora intestinal.

Fortalece o sistema imunológico

O ácido cafeico e os flavonoides presentes na escarola atuam como poderosos antioxidantes, fortalecendo o sistema imunológico e ajudando a prevenir doenças como gripes, resfriados, alergias e contaminações por fungos e bactérias.

Previne a diabetes

As fibras presentes na escarola também diminuem a absorção de açúcar pelo corpo, controlando a glicose do sangue e evitando a resistência à insulina.

Controla a pressão alta

A escarola contém uma alta taxa de potássio, mineral responsável por eliminar o excesso de sódio pela urina, o que ajuda a controlar a pressão arterial, melhorando também a circulação do sangue.

Auxilia em dietas de perda de peso

Por possuir um baixo índice glicêmico, essa hortaliça é ideal para ser incluída em dietas low carb. Do mesmo modo, as fibras dessa verdura formam uma espécie de gel no estômago, prolongando a saciedade e facilitando a perda de peso.

Previne a osteoporose

A escarola contém cálcio e vitamina K, nutrientes que ajudam na manutenção da saúde dos ossos, prevenindo doenças como a osteoporose.

Viu o quanto você e a sua saúde ganham consumindo a escarola? Ademais, se você gostou dessa matéria, leia também: Saiba como plantar Azeitona pelo caroço e ter alta produtividade

Publicidade

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.