O cultivo de rosas do deserto não é tão complexo quanto parece, mas essa flor requer alguns cuidados específicos. Na verdade, por se tratar de uma suculenta (e não de uma rosa), é relativamente simples cuidar dela. Contudo, é bom atentar-se a alguns detalhes para que ela não pare de florir.
Hoje, 04 de junho, em Taubaté, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te mostrar tudo o que você precisa saber para cuidar bem da sua planta. Dessa forma, se você é apaixonado por rosas do deserto, não deixe de conferir nosso guia. Ao final, esperamos que esse texto seja de grande utilidade!
Leia mais: Anis-estrelado: saiba para que serve e quais são seus reais benefícios
Veja como fazer o cultivo de rosas do deserto da melhor forma
Antes de mais nada, é bom que você prepare o solo corretamente para receber sua muda de rosa do deserto ou mesmo para plantar as sementes. O ideal é que seja um vaso que absorva o excesso de água, como aqueles de barro ou cerâmica.
Contudo, se optar pelo de plástico, é interessante fazer uma camada de drenagem, visto que o excesso de água pode matar a planta. Assim, você pode colocar pedriscos, pedaços de telha quebrados, TNT ou casca de pinus na base do vaso antes de entrar com a terra.
Preparo ideal do substrato
Como já dissemos, a rosa do deserto é uma suculenta, então o ideal é preparar o substrato com uma mistura feita para suculentas e cactos. Dito isso, evite colocar terra vegetal no vaso, por ela tende a empedrar e dificultar a absorção de água e nutrientes.
Ao substrato, você pode misturar húmus de minhoca e 1/3 de areia (para ajudar na drenagem). Fora isso, não é necessário tomar maiores cuidados com sua plantinha.
Regas e iluminação
Devido ao seu local de origem, que é no continente africano, em um clima de sol e calor abundantes, essa planta aguenta e necessita de iluminação solar direta, especialmente se você pretende que ela floresça bem. Caso contrário, ela não só não irá florescer, como pode crescer torta, à procura da luz.
Por fim, em relação às regas, basta manter o solo úmido, mas sem exagerar na quantidade de água, pois as raízes da planta são muito sensíveis. Dessa forma, regue uma ou duas vezes por semana e será o suficiente. Viu como é fácil fazer o cultivo de rosas do deserto?
Leia mais: Confira como é feita a colheita de maracujá; confira em poucos minutos tudo o que…