Saiba como plantar e cultivar damasco a partir da semente, veja o método simples e barato agora

Veja a forma descomplicada de cultivo!

0

Quer aprender a cultivar damasco a partir da semente? Popularmente conhecido principalmente pela sua forma desidratada, o damasco é uma fruta semelhante ao pêssego e à nectarina que contém bastante suco e é altamente nutritivo. Além de deliciosa, essa fruta é relativamente simples de cuidar e você pode ter em casa a partir de alguns métodos.

Hoje, 20 de maio, em Taubaté, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te mostrar a melhor forma de plantar damasco usando apenas a semente da fruta, desde como germiná-la até como plantá-la. Portanto, se está curioso para descobrir como fazer o cultivo, continue nos acompanhando!

Leia mais: Aprenda a cultivar ora-pro-nóbis em vaso e veja os benefícios da planta

cultivar damasco a partir da semente
Veja como cultivar damasco a partir da semente | Canva

Veja como cultivar damasco a partir da semente

Primeiramente, saiba que, assim como alguns outros fruto, o damasco possui diversos tipos diferentes. Isso é importante especialmente na hora do cultivo, pois algumas variedades podem se dar melhor em determinados tipos de clima. Dessa forma, você deve escolher algum que tenha a ver com a sua região se quiser ter sucesso no plantio.

Dito isso, o primeiro passo para germinar as sementes é conseguir algumas delas, seja comprando ou através de algum fruto fresco. No segundo caso, você deve retirar a semente do fruto (aproveite para saboreá-lo) e depois higienize bem para tirar qualquer resquício de polpa. A partir disso, é bom deixar esse caroço em um local ensolarado por uns dois dias para que ela seque bem.

A mágica, no entanto, acontece depois que o caroço já está seco e encolhido: você deve quebrá-lo para liberar as sementes que estão dentro, mas com cuidado para não danificá-las. Com isso, você terá de colocá-las em um recipiente com água por dois ou três dias, lembrando de fazer a troca a cada dois dias, se necessário. Isso é importante para que elas se hidratem e comecem a brotar.

Plantando suas sementinhas e outros cuidados

Depois, você deverá plantar essas sementes para fazer mudas. Nesse ponto, você pode escolher um vaso para que a muda fique pronta para ir para o solo depois ou ara um vaso maior, se preferir (mas que seja grande, por se tratar de uma árvore: pelo menos 40L). O solo para o plantio deve ser bem drenável, fofo e rico em matéria orgânica, ou seja, misture terra vegetal com algum adubo (esterco curtido ou húmus).

Ademais, deixe esse vasinho em um local com bastante iluminação e regue sempre que perceber que a terra está secando. Assim que a mudinha começar a crescer, você pode passá-la para o local definitivo com as mesmas orientações. Viu como é fácil cultivar damasco a partir da semente?

Leia mais: Como plantar jiló de uma forma simples e barata, confira o passo a passo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.