As técnicas de cultivo de plantas variam muito de acordo com cada tipo de plantio e espécie. No entanto, existem regras básicas no que diz respeito à forma como o adubo é preparado para que as arvores com flores cresçam de maneira bela e saudável.
Assim, veja hoje, 14 de março, desde Belo Horizonte, no Blog Agro e Jardim, da Agrorural.net as dicas que preparamos para que você consiga construir o melhor adubo para as suas plantas! Ademais, confira também alguns macetes de ouro sobre o cuidado e manutenção das espécies!
Leia mais: Como funciona o cultivo de Pupunha na prática do plantio a colheita
Aprenda a fazer o melhor adubo caseiro para as suas plantas
Em primeiro lugar, é necessário estudar as características da planta que você irá cultivar, pois cada espécie requer um tipo de tratamento diferente. Nesse caso, é importante avaliar se o seu cultivo demanda algum cuidado específico, como inserção de produtos e fertilizantes químicos no solo.
Assim, a depender da espécie, você irá desenvolver um tipo de substrato adequado. Portanto, veja agora as dicas que preparamos para te orientar nessa empreitada!
Aprenda a fazer o melhor adubo caseiro para plantas
Para quase todos os tipos de plantas, você pode aderir ao famoso adubo caseiro. Para prepará-lo da melhor forma, escolha uma terra fértil, escura e bem drenada, e adicione nela cascas de ovos e legumes. Estes, por sua vez, devem ser triturados no liquidificador antes de serem inseridos na terra.
Depois, revolva bastante a terra do plantio e deixe-a descansando por, no mínimo, 2 semanas antes de iniciar o processo de cultivo da sua planta. Ademais, você também pode adicionar borra de café à composição. Do mesmo modo, não se esqueça de umedecer o solo com frequência.
Materiais orgânicos como estrume de vaca ou cavalo só devem ser inseridos na mistura caso o cultivo demande nutrientes como estes.
Dicas de ouro para um bom cultivo
A escolha do solo é muito importante para o sucesso do plantio. Assim, opte por solos úmidos e argilosos, que contêm uma quantidade maior de nutrientes. Do mesmo modo, faça o cultivo levando em consideração as características de cada planta, como quantidade de rega, profundidade do solo, aceitação de outras mudas ao redor, etc.
Outra dica importante é: faça o plantio de suas plantas em locais com incidência de luz solar, com exceção de espécies que se nutrem através da umidade, como as samambaias.
E aí, gostou dessas dicas? Aproveite e leia também: Nunca foi tão fácil cultivar Aguapé com este simples guia