Como plantar orquídea no carvão? Você vai se encantar na técnica
Saiba a forma correta de utilizar o carvão como substrato para orquídeas!
Se você gosta de orquídea, já deve ter ouvido falar na famosa técnica de plantio no carvão. De fato, essa modalidade de cultivo virou febre nos últimos tempos, atraindo a muitos pela facilidade em relação ao desenvolvimento e manutenção da planta. Porém, será que é realmente tão simples assim?
Portanto, veja hoje, 13 de março, desde Belo Horizonte, no Blog Agro e Jardim, da Agrorural.net, todas as dicas que você precisa conhecer a fim de fazer um plantio adequado de orquídea no carvão. Assim, descubra agora a técnica correta e confira como fazer a manutenção adequada da flor.
Leia mais: Saiba como plantar Moréia Bicolor com este artigo grátis
Aprenda a técnica correta de plantio de orquídea no carvão
Engana-se quem pensa que basta colocar a bela orquídea no carvão e ela magicamente irá se desenvolver. Ao contrário, colocá-la diretamente nesse composto fará com que a sua planta morra rapidamente. Isso acontece porque o carvão retira toda a umidade que essa espécie necessita para se desenvolver.
Assim, é necessário conhecer a proporção correta de carvão, além de misturá-lo com outro compostos. Dessa forma, confira agora o passo a passo da técnica e invista no cuidado com a sua orquídea!

Plantio correto no carvão
Escolha das mudas
As mudas de orquídea escolhidas para plantio no carvão devem ser saudáveis e possuir raízes destacadas. Aquelas que não possuem raízes não irão conseguir se desenvolver no carvão.
Preparação do carvão
O carvão utilizado para o cultivo deve ser puro. Ademais, ele deve ser limpo antes de ser colocado no vaso, pois pode conter fungos e bactérias que ameaçarão a saúde das plantas. Nesse sentido, basta colocá-lo em um balde ou recipiente com água e adicionar 1 pequena colher de cloro.
Aguarde 10 minutos e escorra toda a água, enxaguando bem as pedras de carvão em seguida. Depois, deixe-as ao sol, a fim de que sequem bem.
Preparação do vaso
O carvão deve ser adicionado no fundo do vaso de plantio. Este, por sua vez, deve conter furos em sua base. Em seguida, coloque a orquídea com as raízes em contato com o carvão e adicione o solo preparado com compostos orgânicos. Por fim, espalhe uma fina camada de palha. Eis o substrato ideal para a sua planta!
Manutenção
A orquídea é uma planta que requer umidade para se desenvolver. Assim, faça uma rega diariamente, de forma moderada. Do mesmo modo, coloque o vaso em local com incidência indireta de luz solar, pois a espécie não suporta muita luminosidade. Ademais, faça uma adubação do solo a cada 2 meses, a fim de promover os nutrientes necessários à planta.
E aí, gostou dessas dicas? Aproveite e leia também: Conheça o Manacá da Serra e como ele pode deixar seu jardim mais colorido