Como plantar orquídea no carvão? Você vai se encantar na técnica

Saiba a forma correta de utilizar o carvão como substrato para orquídeas!

Como plantar orquídea no carvão? Você vai se encantar na técnica. Fonte: Canva.
0

Se você gosta de orquídea, já deve ter ouvido falar na famosa técnica de plantio no carvão. De fato, essa modalidade de cultivo virou febre nos últimos tempos, atraindo a muitos pela facilidade em relação ao desenvolvimento e manutenção da planta. Porém, será que é realmente tão simples assim?

Publicidade

Portanto, veja hoje, 13 de março, desde Belo Horizonte, no Blog Agro e Jardim, da Agrorural.net, todas as dicas que você precisa conhecer a fim de fazer um plantio adequado de orquídea no carvão. Assim, descubra agora a técnica correta e confira como fazer a manutenção adequada da flor.

Leia mais: Saiba como plantar Moréia Bicolor com este artigo grátis

Publicidade

Aprenda a técnica correta de plantio de orquídea no carvão

Engana-se quem pensa que basta colocar a bela orquídea no carvão e ela magicamente irá se desenvolver. Ao contrário, colocá-la diretamente nesse composto fará com que a sua planta morra rapidamente. Isso acontece porque o carvão retira toda a umidade que essa espécie necessita para se desenvolver.

Assim, é necessário conhecer a proporção correta de carvão, além de misturá-lo com outro compostos. Dessa forma, confira agora o passo a passo da técnica e invista no cuidado com a sua orquídea!

Continua depois da publicidade
Banner camara
orquídeas
Saiba como fazer o plantio de orquídeas no carvão da maneira correta. Fonte: Canva.

Plantio correto no carvão

Escolha das mudas

As mudas de orquídea escolhidas para plantio no carvão devem ser saudáveis e possuir raízes destacadas. Aquelas que não possuem raízes não irão conseguir se desenvolver no carvão.

Preparação do carvão

O carvão utilizado para o cultivo deve ser puro. Ademais, ele deve ser limpo antes de ser colocado no vaso, pois pode conter fungos e bactérias que ameaçarão a saúde das plantas. Nesse sentido, basta colocá-lo em um balde ou recipiente com água e adicionar 1 pequena colher de cloro.

Aguarde 10 minutos e escorra toda a água, enxaguando bem as pedras de carvão em seguida. Depois, deixe-as ao sol, a fim de que sequem bem.

Preparação do vaso

O carvão deve ser adicionado no fundo do vaso de plantio. Este, por sua vez, deve conter furos em sua base. Em seguida, coloque a orquídea com as raízes em contato com o carvão e adicione o solo preparado com compostos orgânicos. Por fim, espalhe uma fina camada de palha. Eis o substrato ideal para a sua planta!

Manutenção

A orquídea é uma planta que requer umidade para se desenvolver. Assim, faça uma rega diariamente, de forma moderada. Do mesmo modo, coloque o vaso em local com incidência indireta de luz solar, pois a espécie não suporta muita luminosidade. Ademais, faça uma adubação do solo a cada 2 meses, a fim de promover os nutrientes necessários à planta.

E aí, gostou dessas dicas? Aproveite e leia também: Conheça o Manacá da Serra e como ele pode deixar seu jardim mais colorido

Publicidade

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.