Saiba como funciona o sistema de irrigação sustentável

Veja na íntegra os benefícios desse mecanismo!

0

Já ouviu falar do sistema de irrigação sustentável? Em síntese, trata-se de um método de irrigação que tem como objetivo regar as culturas, é claro, mas também evitar o desperdício de água. Basicamente, é fazer o agro e a sustentabilidade andarem lado a lado, de forma que ambos se beneficiem.

Hoje, 23 de maio, em Taubaté, nós da Agro Notícias, da Agrorural.net, vamos te contar um pouco mais sobre esse sistema, como ele funciona e quais benefícios traz. Portanto, se você quer aprender um pouco mais sobre agricultura e sustentabilidade, não deixe de conferir o artigo abaixo!

Leia mais: Veja os fatores mais relevantes para o aumento da produtividade da soja, confira

sistema de irrigação sustentável
Saiba tudo sobre sistema de irrigação sustentável | Canva

Saiba tudo sobre sistema de irrigação sustentável

Quem trabalha com agricultura vive buscando formas de conciliar suas atividades com meios menos nocivos ao meio ambiente. Afinal, não existe o agro sem a terra e o que vem dela, certo? Então é responsabilidade de quem está nesse universo se preocupar com as questões ambientais também. Nesse sentido, a cada ano a tecnologia avança para que essa realidade seja cada vez mais possível: dessa forma, surgiu o sistema sustentável de irrigação.

Inclusive, atualmente, junto às medidas de sustentabilidade está a tecnologia. Através dela, foi possível criar maquinários que analisam, por exemplo, em que parte das lavouras é necessário regar e quanto de água gastar. Nesse sentido, gasta-se até 40% menos água com o auxílio dessa tecnologia do que com a irrigação tradicional. Para isso, também deve existir a capacitação de profissionais que podem operar corretamente as máquinas.

Benefícios desse método de rega

Como o sistema de irrigação sustentável substitui a irrigação elétrica, os benefícios alcançados foram alguns:

  • Menor custo de manutenção e gastos combustível, o que gera economia de renda;
  • Obtenção de melhores resultados nas culturas, conforme melhora a irrigação;
  • Menos impactos ambientais negativos, já que trata-se de um reaproveitamento e também de racionamento do gasto de água;
  • utilização de energia limpa e renovável, tornando os combustíveis fósseis obsoletos.

Enfim, trata-se de uma junção de benefícios que vem ganhando destaque a cada dia no mercado. Dessa forma, não é exagero acreditar que, no futuro, a energia limpa e os métodos de sustentabilidade andarão lado a lado com a agricultura para beneficiar toda a sociedade.

Leia mais: Aprenda a maneira certa de fazer a poda de pingo de ouro sem gastar nada, o seu jardim ficará…

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.