Siga essas instruções se quiser ter Uvaia lindas e de qualidade

Você vai amar conhecer mais dessa fruta!

0

A Uvaia, com nome científico de Eugenia pyriformis, é uma fruta pouquíssimo conhecida e que tem diversos benefícios pouco explorados. Por exemplo, você sabia que ela é rica em vitamina A e C, ajuda a abaixar o colesterol ruim e você pode fazer um chá com a sua folha? É realmente uma caixinha de surpresas!

Por isso, hoje, 23 de junho, em Belo Horizonte, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te apresentar melhor a fruta e te convidar a plantar aí, na sua casa, a partir das nossas dicas de cultivo e aproximações do tempo que levará para colher os primeiros frutos. Preparados? Então, mão na massa!

Leia mais: Aprenda agora como cultivar Rambutan com eficácia

Siga essas instruções se quiser ter Uvaia lindas e de qualidade
Siga essas instruções se quiser ter Uvaia lindas e de qualidade – Canva Pro

Ao aprender como plantar uvaia, você terá em casa uma fruta cítrica, de cor amarelada e ótima para questões anti-inflamatórias. Portanto, para começar, tenha um solo fértil, ou seja, rico em matéria orgânica, que seja de fácil drenagem – utilize britas -, profundo para comportar as raízes e meio ácido. Ela é uma fruta que se adapta bem aos mais diversos climas, então isso não será um problema.

Com relação à luminosidade, tudo dependerá do que você quer no fruto final. Se estiver mais na sombra – mas ainda com uma boa luminosidade -, o fruto será mais ácido. Contudo, se tiver maior incidência do Sol, a fruta pode ser mais docinha. Curioso, não acha?

Dessa forma, as regas podem ser frequentes no primeiro ano de cultivo. Depois, podem ser alternadas, isto é, dia sim, dia não. Agora, se tratando do plantio em si, caso seja por mudas, basta enterrar somente as raízes. Se você quiser começar pela semente, deixe-a enrolada por uns 3 dias em um papel toalha úmido para que o processo de germinação seja mais rápido e passe para a sementeira. Quando elas estiverem com 20 cm de altura, transplante diretamente para o chão ou em um vaso de, no mínimo, 20 litros. Todavia, quando estiverem com 2 metros de altura, o recomendado é que sejam, de fato, plantadas no chão diretamente.

Se você quiser uma mini árvore, deve sempre ir podando para que o crescimento acompanhe o seu gosto e, caso ache necessário, chame um profissional para que ele veja exatamente os galhos que podem ser podados.

Por fim, se você quiser saber não somente como plantar uvaia, mas também o tempo de colheita, nós te explicamos agora! Seja por mudas ou sementes, os primeiros frutos podem ser vistos a partir do terceiro ano de cultivo. Com mudas, este tempo pode reduzir, mas depende muito de como foi o plantio. Por via das dúvidas, sempre aposte para mais e torça!

Mas e aí? Gostou de conhecer mais da Uvaia? Conte nos comentários se você já conhecia esta plantinha, se conhece por outro nome ou se descobriu tudo agora! Fique ligado nas informações dos nossos posts e até a próxima dica valiosos!

Continue lendo: Saiba como cultivar brócolis ninja com este artigo exclusivo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.