Veja como é o método eficaz para preparar o solo ideal para o plantio de soja, acabe todas sua curiosidade, confira

Saiba tudo sobre a preparação do solo!

0

Hoje, 24 de abril, em Taubaté, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te ensinar a preparar o melhor solo possível para dar início ao seu plantio de soja. Dessa forma, se você quer iniciar seus negócios com a produção desse alimento, não deixe de lado a chance de conferir nossas dicas!

Em 2021, o índice de consumo de soja no Brasil era de cerca de 50,44 milhões de toneladas, número que cresce expressivamente com o passar dos anos. Isso porque não só a soja serve como base da alimentação de diversos animais, mas também há o crescimento do mercado de pessoas que não se alimentam de carne. Portanto, se você quer aprender a cultivá-la, veja nossas dicas!

Leia mais: Aprenda a como cultivar figos no quintal de casa

plantio de soja
Saiba como preparar o solo corretamente para o plantio de soja | Canva

Saiba como preparar o solo corretamente para o plantio de soja

A princípio, a soja tem longa história com o Brasil, que remonta desde a época da imigração leste asiática ao país. Isso porque foram os imigrantes japoneses e chineses que a trouxeram e, com o tempo, a leguminosa se tornou parte da nossa cultura também.

A partir disso, anualmente seu consumo aumenta e, devido a estudos, ela passou a ser considerada um superalimento, devido aos seus benefícios. Atualmente, somos um dos maiores produtores de soja do mundo todo. O que mais implica nisso são as condições climáticas e, principalmente, a qualidade do solo.

Adaptando o solo corretamente

Antes de mais nada, é bom escolher um solo que tenha algumas características adequadas ao plantio. Nesse sentido, observe se o espaço é grande o suficiente para a produção, se não corre risco de erosão e se não possui ervas daninhas. Ademais, garanta que o solo não seja muito seco e tenha uma riqueza de nutrientes.

Dito isso, o melhor para se escolher é um solo que seja bem barroso, bastante drenável, mas não muito duro ou macio demais. Comece retirando quaisquer rastros de plantações anteriores, remexendo bem na terra. A partir disso, você já pode misturar fertilizantes, os melhores são ricos em potássio, fósforo e enxofre. Ademais, inclua também algumas vitaminas.

Por fim, é bom também já misturar alguns inseticidas na terra para evitar que a soja seja atacada por pragas. O ideal é que eles sejam bem leves, já que se trata de uma planta sensível. Para esse fim, os melhores são os que contém fenilpirazóis, piretroides, carbamatos, diamidas e/ou neonicoitinoides. Outrossim, a melhor época para o plantio de soja é entre setembro e outubro, portanto, tenha o solo bem preparado até lá.

Leia mais: Confira 5 plantas que repelem mosquitos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.