Aprenda a como cultivar figos no quintal de casa

Saiba como ter essa deliciosa fruta em casa!

0

Hoje, 22 de abril, em Taubaté, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te mostrar como você pode cultivar figos em casa de uma forma simples e eficaz. Portanto, se você é apaixonado por esse fruto delicioso, confira nossas dicas e não perca nada! Afinal, quem é que resiste a essa delícia?

A princípio, o figo é uma fruta bastante versátil que está muito presente na culinária brasileira: desde doces, receitas salgadas, geleias até consumo cru, ele serve para diversos fins. Logo, se você quer saber como cultivá-lo, não pode perder nossas dicas de ouro! Acompanhe logo abaixo.

Leia mais: Como plantar e cultivar maracujá em casa o ano inteiro

cultivar figos
Veja como cultivar figos facilmente | Canva

Veja como cultivar figos facilmente

Por ser uma planta exótica, ou seja, que não é nativa da flora do Brasil, a figueira necessita de alguns cuidados especiais para se manter saudável e dar frutos. Entretanto, com um pouco de atenção aos tratos você poderá cultivá-la facilmente sem muita dor de cabeça.

A princípio, a melhor forma de plantio é através da estaquia. Para isso, você precisa remover um galho de, pelo menos, 15cm de uma árvore crescida e plantá-lo diretamente no solo com as condições ideais. Além de cortar um galho, remova também todas as folhas que estão nele para adiantar o processo de crescimento.

Agora, se você não consegue encontrar uma árvore para isso, também pode fazer o plantio através das sementes: basta plantá-las diretamente na terra para que, em poucos dias, elas comecem a brotar. Você só precisará removê-las de uma fruta saudável ou comprá-las em uma floricultura.

Prepare o substrato

Em síntese, os melhores solo para o plantio de figo são aqueles bem drenáveis e com muita incidência de matéria orgânica. Portanto, misture uma terra argilosa a metade de areia, de forma que o solo ideal drenável se molde com esses dois elementos. Depois disso, faça uma mistura também com uma parte de húmus de minhoca ou esterco curtido para a adubação. Fertilizantes com maior riqueza de potássio também ajudam nesse processo.

Lembre-se da irrigação

Por fim, por ser uma planta frutífera, é bom regá-la diariamente, mas sem exagerar na quantidade de água. O ideal é regá-la quando perceber que o solo está seco, nos períodos da manhã, para que a terra tenha tempo de absorver a água e o Sol consiga evaporar o que não for usado.

Quanto mais Sol, melhor para cultivar figos!

Por fim, a figueira é uma árvore apaixonada pelo beijo do Sol. Isso significa que quanto mais luminosidade direta, mais figos crescerão e ela terá mais energia para dar deliciosos frutos. Portanto, não plante sua árvore muito próxima a outras mais altas, pois elas podem fazer sombra e atrasar o crescimento dos frutos.

Leia mais: Como preparar a terra para cultivar lindas cebolinhas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.