Viver do café, saiba mais sobre o cultivo do café e sua importância para o Brasil, confira

Este produto tão famoso é mais importante do que você imagina!

0

Hoje, 25 de abril, em Belo Horizonte, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, nós vamos te falar mais sobre o cultivo do café e sua importância para o Brasil. Afinal, o cafezinho está super presente em todas as casas brasileiras, mas você sabia que ele é muito importante para o nosso território? E o cultivo, você entende como ele é? Veja mais hoje mesmo!

Uma curiosidade super interessante é que o Brasil é o maior produtor de café do mundo, de acordo com a Organização Internacional do café (2018). Contudo, isto não é uma surpresa, pois no período da famosa República do Café com Leite, tendo término em 1930, o Brasil era um grande produtor e isto bancava a economia local. Ficou curioso? Continue lendo!

Leia mais: Como fazer para cultivar abacaxi na lavoura, veja os principais cuidados e exigências…

Viver do café, saiba mais sobre o cultivo do café e sua importância para o Brasil, confira
Viver do café, saiba mais sobre o cultivo do café e sua importância para o Brasil, confira – Pexels

Cultivo do café e sua importância para o Brasil

Primeiramente, o cultivo do café e sua importância para o Brasil é um assunto sempre amplamente debatido, porque, quando envolve a economia de um local, o assunto sempre terá várias vertentes. No entanto, de modo geral, a importância do café para a nossa sociedade econômica é indiscutível. Isso porque, além de ser um grande exportador, ele também é motivo da criação de diversos empregos.

Junto a isto, cada vez mais cresce a vontade por cafés de boa qualidade, o que incentiva os produtores no aperfeiçoamento das técnicas de plantio. Afinal, além de ser uma ótima bebida, ela faz muito bem para a saúde quando a dosagem é correta. Dentre os benefícios, nós podemos citar alívio dos sintomas do mal de Parkinson e proteção contra o Alzheimer. Mas ele deve ser sem adição de açúcares, combinado?

Desse modo, segundo a Associação Brasileira da Indústria de café (ABIC), o consumo de café, considerando o período de novembro 2017 a outubro de 2018, foi de 21.004.430 sacas/ano. Muita coisa, não acha? Veja abaixo de uma forma resumida como é o cultivo desta bebida tão apreciada.

Como é o cultivo do café?

Por fim, falando sobre o cultivo do café e sua importância para o Brasil, o processo de plantio consiste em algumas etapas, dentre elas estão: a florada, que acontece de setembro a novembro;  a colheita, que normalmente é realizada nos meses de maio a agosto e o processamento depois de recolherem todo o produto. Depois, ainda existe um processo de seleção para que somente os grãos maduros e bons sejam selecionados.

Junto a isto, ocorre o despolpamento, ou seja, máquinas específicas retiram cascas e as polpas, deixando o fruto pronto para uma fermentação. Ainda há a torrefação, a classificação e, por último, o empacotamento. Sim, é um processo super complexo e que nos garante um café de qualidade na nossa casa. Gostou de saber mais? Nos conte nos comentários as suas impressões!

Continue lendo: Aprenda o método de criar minhocas e ter uma renda extra com a minhocultura, confira

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.