Aprenda a cultivar cogumelos e saiba como funciona a comercialização desse alimento, confira

Veja como é fácil cultivá-los!

0

Que tal cultivar cogumelos em casa e começar a comercializá-los? No Brasil há diversos tipos de cogumelos comestíveis que acabaram se tornando parte da culinária, como o champignon, o shimeji, o shitake e por aí vai. Inclusive, muitas pessoas passaram a consumir mais desse alimento principalmente por começarem dietas que são livres de carne, já que os cogumelos são saborosos e nutritivos.

Hoje, 21 de maio, em Taubaté, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te mostrar como fazer o cultivo desse fungo em casa e contar um pouco sobre como você pode ganhar dinheiro através da comercialização deles. Portanto, não deixe de nos acompanhar abaixo se estiver curioso para saber tudo isso!

Leia mais: Brasil faz grande compra nutriente primário, o potássio, veja a importância desse mineral para os…

cultivar cogumelos
Veja como cultivar cogumelos corretamente | Canva

Veja como cultivar cogumelos corretamente

Ante de mais nada, você precisa escolher que tipo de cogumelo você pretende cultivar em casa e, a partir disso, comprar as sementes. Assim como as plantas, os cogumelos, embora sejam fungos, também necessitam de substrato, regas e outros cuidados. Entretanto, por se tratar de um fungo, é bom que você deixe suas mãos sempre muito bem higienizadas antes de manejá-los, pois você pode infectá-los sem querer.

Prepare o substrato

Primeiramente, o substrato vai variar de acordo com a espécie que você escolheu cultivar. Por exemplo, no caso do shimeji, que é o mais popular, mistura-se farelo de soja, calcário e serragem de eucalipto. Outros, no entanto, podem utilizar até borra de café. Portanto, vai variar bastante, mas você pode encontrar na internet kits prontos com o substrato adequado para cada um.

A partir disso, você deve colocar o substrato que escolheu em uma panela grande com água e deixar ferver por, pelo menos, duas horas, em 70ºC. Esse método vai garantir que ele não vai contaminar os cogumelos, então não pule essa etapa. Depois disso, retire da panela com uma escumadeira e deixe secando, sem tocar para não haver contaminação.

Plantando as sementes

Depois disso, você deverá escolher um recipiente para plantar as sementes, como garrafas ou um balde grande. Lembre-se de higienizar bem também antes de colocar o substrato e as sementes, além de fazer furos para que os cogumelos nasçam. Em seguida, você deve fazer camadas de substrato e alternar com as sementes até cobrir o recipiente.

Por último, tampe o recipiente e o deixe em um local que seja fresco, mas completamente escuro (tipo a parte debaixo da pia da cozinha), onde você possa acompanhar o crescimento dos cogumelos e borrifar água diariamente, pois é importante manter sempre bem úmido. Dentro de 3 ou 4 semanas, você terá cogumelos prontos para colher.

Onde vender esses alimentos?

Por fim, para vender você pode recorrer a diversos meios. Quem começa uma cultura em casa normalmente anuncia a venda do produto nas redes sociais, criando perfis de venda próprios para isso. A partir daí, muitas pessoas compram do produtor local, já que, normalmente, nos mercados os cogumelos costumam sair mais caros.

Além disso, você pode oferecer seus cogumelos para restaurantes, supermercados, empórios ou vender em mercados de rua, que normalmente acontecem algumas vezes na semana. De qualquer forma, é importante que você seja visto, então aposte principalmente na divulgação. Agora você já sabe como cultivar cogumelos!

Leia mais: Aprenda a plantar e cuidar pimenta dedo-de-moça, veja como é simples e prático

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.