Aprenda como cultivar alface em caixa de isopor

Veja como ter alface em sua horta facilmente!

0

Hoje, 16 de abril, em Taubaté, nós da Casa e Jardim, da Agrorural.net, vamos te mostrar como cultivar alface em caixa de isopor e ter hortaliças fresquinhas sempre disponíveis. Portanto, se você se interessou por esse método diferente, mas eficiente, continue nos acompanhando logo abaixo!

A alface talvez seja a verdura mais diplomática de todas. Afinal, muitas pessoas a consomem por ser leve, refrescante e deliciosa. Além disso, ela está presente em diversas receitas, seja como ingrediente, seja como papel principal, como nas saladas. Se você tem interesse em começar a cultivá-la, não perca nossas dicas!

Leia mais: Como fazer um jardim de ervas aromáticas: idéias incríveis

cultivar alface em caixa de isopor
Veja como cultivar alface em caixa de isopor! | Canva

Veja como cultivar alface em caixa de isopor!

Na verdade, plantar alface na caixa de isopor é bem simples. Basta que você escolha a caixa correta que seja, de preferência, uma de 15L ou mais. Isso porque as hortaliças precisam de bastante espaço para se desenvolver, além de que você pode plantar várias de uma só vez. O papel do isopor é servir como vaso, mas também porque ele mantém a temperatura da raízes estável para o plantio, funcionando como uma estufa.

Para plantar, você pode optar pelas sementes ou por mudinhas, que estão disponíveis em floriculturas ou até mesmo em casas de ração. Dependendo do tamanho da caixa que você quiser, é possível fazer duas colunas de 5 mudas com 5 por linha, sendo necessário fazer furos embaixo da caixa para drenagem de água. Dito isso, vamos ao preparo do solo!

Como preparar o local ideal

O solo ideal para a alface é um que seja bem fofo, com riqueza de material orgânico. Portanto, é bom optar por uma terra orgânica com mistura de algum adubo potente, como esterco bovino ou húmus de minhoca. Além desses, você também pode utilizar uma parte de composto orgânico para 2 de terra. Preencha completamente a caixa de isopor com terra, até a margem, sem que haja profundidade, pois isso pode prejudicar o crescimento da planta.

Frequência de irrigação

A irrigação, por sua vez, deve ser diária: a alface adora água, sendo uma planta bastante fibrosa. Portanto, não precisa se preocupar em aguá-la diariamente, com bastante água. Sempre garanta que o solo esteja sempre úmido, não deixando com que fique ressecado.

Posso deixar no Sol?

Por fim, embora a alface seja uma planta de clima ameno (por se desenvolver melhor em clima frio), ela precisa de Sol pleno: portanto, deixe-a sempre em um local arejado, mas que tenha luz direta. Dessa forma, suas mudas crescerão abundantemente em pouco tempo. Viu como é simples cultivar alface em caixa de isopor? Sua vez de tentar em casa!

Leia mais: Como plantar e colher banana em vaso no quintal de casa

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.