Aprenda como cultivar melancia no quintal de casa

Saiba como ter essa fruta deliciosa sempre que quiser!

0

Hoje, 09 de abril, em Taubaté, nós da Casa e Jardim, da Agrorural.net, vamos te mostrar como cultivar melancia aí mesmo no quintal da sua casa! Então, se você é apaixonado por essa fruta deliciosa, veja como plantar e colher os melhores frutos.

Embora seja muito comum aqui no Brasil, a melancia tem origem no continente africano. Trata-se, na verdade, de uma planta trepadeira rastejante, que costuma se espalhar bastante e dar frutos de todos os tamanhos. Aliás, existem variações diversas, inclusive de melancia amarela, sabia? Então, sem mais delongas, vamos às dicas!

Leia mais: Como cultivar tomate orgânico com uma técnica infalível que produzirá 3 vezes mais

cultivar melancia
Aprenda a cultivar melancia com dicas simples! | Canva

Aprenda a cultivar melancia com dicas simples!

Quem não gosta de se refrescar no calor, não é mesmo? Ainda mais se a fonte dessa refrescância for uma frutinha deliciosa e, melhor ainda, colhida de um pé aí na sua casa. Parece uma ótima ideia para aproveitar, especialmente se tratando de uma fruta tão popular. Vamos ver como é que se faz o cultivo?

Sementes ou mudinhas?

A princípio, você pode escolher qualquer uma dessas alternativas. Entretanto, o ideal é escolher um espaço bem aberto, porque as melancias adoram se espalhar e, como são frutos grandes, quanto mais espaço, melhor. Se optar pelas mudas, é só plantá-las quando perceber que as primeiras folhas já estão despontando, sem segredos.

No caso das sementes, é bom calcular certinho como plantá-las, do contrário, elas terão dificuldade em germinar. Por isso, plante-as em até 3cm de profundidade, de forma que as raízes consigam se espalhar. Além disso, coloque apenas 3 ou 4 sementes por buraco, não há necessidade de mais do que isso.

Como deve ser o solo?

Apesar de ser uma fruta bem aguada, a melancia não curte um solo encharcado. Dito isso, o preparo da terra deve ter antes uma camada de drenagem, que pode ser com areia ou pedrinhas. Aliás, você também pode escolher um solo argiloso que é sucesso, pois ele impede que a água se acumule com facilidade. Fora isso, o solo deve ser bem fértil.

Hidratação na medida certa

Como dito anteriormente, muita água pode prejudicar o crescimento da melancia. Isso porque, com o excesso de hidratação, a casca dos frutos pode acabar rachando. Além disso, o sabor também sai prejudicado, já que, ao invés de uma fruta docinha, você terá uma espécie de água saborizada.

Ainda assim, é bom regar todos os dias, mas com uma quantidade pequena de água, somente o suficiente para umedecer o solo. Contudo, conforme os frutos aparecem, é bom ir diminuindo a frequência das regas aos poucos.

Luz solar e temperatura ideal

Por fim, a melancia é uma fruta que ama luz solar, então o local ideal para o plantio é em um local aberto, que tenha muita incidência de luz. Aliás, é bom prestar atenção nesse ponto porque, por ser uma planta rasteira, algumas plantas mais altas podem impedir a passagem de luz. Por último, o melhor clima para cultivar melancia é justamente no calor!

Leia mais: Como cultivar tulipas no Brasil utilizando essa técnica simples

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.