Segredo revelado de como fazer as sementes germinarem com qualidade

Problemas com sementes? Não mais!

0

Hoje, 8 de abril, em Taubaté, nós da Casa e Jardim, da Agrorural.net, vamos te mostrar como fazer as sementes germinarem, especialmente as difíceis! Portanto, se ficou curioso em saber, continue acompanhando nosso artigo e não perca nada!

Cada semente possui sua particularidade. Isso significa que tanto o tempo de germinação quanto as condições para isso podem variar, de acordo com cada uma. Além disso, algumas sementes precisam de cuidados específicos, que valem muito a pena de acordo com o produto final. Vamos às dicas?

Leia mais: Como cultivar tomate orgânico com uma técnica infalível que produzirá 3 vezes mais

fazer as sementes germinarem
Veja as melhores dicas para fazer as sementes germinarem! | Canva

Veja as melhores dicas para fazer as sementes germinarem!

É fato que, ultimamente, as pessoas têm investido mais no cultivo de alimentos orgânicos dentro de casa. Para se ter ideia, durante a pandemia a pesquisa pela prática cresceu em 180%, de acordo com o Google Trends. Aliás, não só cresceu o interesse pelo cultivo, mas pela jardinagem e horta urbana desde a germinação das sementes. Dito isso, existem diversas maneiras de fazer com que as sementes germinem e nós vamos te mostrar algumas!

Deixar as sementes de molho

Primeiramente, algumas sementes precisam de hidratação antes de serem plantadas. Portanto, a dica é deixá-las submersas em água até o dia seguinte, igual quando deixamos feijão de molho, sabe? Agora, se você tiver pressa, dá para deixar as sementes de molho no vinagre por 15 minutinhos antes de levar para a sementeira.

O truque da água é bem legal porque ajuda a identificar também sementes saudáveis: se algumas estiverem boiando, significa que elas não vão germinar, então você pode descartá-las.

Fazendo pequenas alterações

Ademais, existem ainda duas dicas para sementes que estão dormindo e que você quer que brotem. É o caso, por exemplo, daquelas sementes mais duras: basta pegar uma lixa de unha e lixar superficialmente. Assim elas conseguirão brotar com mais facilidade, já que sobra uma casquinha mais fina de proteção.

Outra dica, ainda, é no caso das sementes de cítricos, como o limão. Já percebeu que elas têm formato de gota? Então, basta pegar um alicate (de unha, mesmo) e fazer um cortezinho nessa ponta. isso vai fazer com que a semente tenha espaço para germinar por aquele lugar. Simples, não?

O que evitar ao tentar germiná-las

Por fim, há também algumas dicas para seguir caso você tenha tentado esses métodos e eles não tenham funcionado. Por exemplo:

  • Cada semente tem uma altura certa para ser semeada. Se for muito fundo, elas não nascem;
  • Solos muito apertados ou excesso de irrigação tornam o nascimento da semente mais difícil;
  • Além disso, o excesso de água pode fazer com que haja proliferação de fungos, que acabam com a semente;
  • Por último, não adianta plantar sementes “doentes” (aquelas que boiam na água), pois elas não vão nascer.

Pronto, agora você sabe como fazer as sementes germinarem! E aí, gostou das dicas?

Leia mais: Como cultivar tulipas no Brasil utilizando essa técnica simples

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.